A aeronave multimissão é perfeitamente adequada para missões militares e civis na África do Sul, considera a fábrica brasileira
A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, vai apresentar a sua aeronave multimissão C-390 Millennium na exposição ‘Africa Aerospace & Defense’ (AAD), que decorre entre os dias 18 a 22 de setembro deste ano, na Base Aérea de Waterkloof, em Pretória, na República da África do Sul.
Como activo estratégico, o C-390 Millennium realiza um amplo espectro de missões militares e de apoio, servindo e auxiliando as forças armadas e outros departamentos governamentais.
“O C-390 Millenium foi concebido desde o início para ser versátil, não só é excelente para missões militares, como também pode realizar tarefas de interesse nacional como a gestão de catástrofes, evacuação médica, vigilância marítima e combate a incêndios. Estamos confiantes de que o C-390 é uma aeronave perfeitamente adequada às diversas necessidades da Força Aérea Sul-Africana e dos ministérios”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Com uma capacidade de carga de 26 toneladas, uma velocidade de 470 nós e aviónicos de última geração, o C-390 é a melhor aeronave da sua classe”, afirma a Embraer em comunicado. Os seus motores potentes, grande porão de carga equipado com rampa traseira e trem de aterragem robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas. Um verdadeiro trunfo estratégico para os seus utilizadores finais, o C-390 Millenium pode realizar uma vasta gama de missões militares e civis, tais como transporte de carga, pessoal e veículos para operações de manutenção da paz, Operações Especiais, Apoio Humanitário, Evacuação Médica , Busca e Salvamento. , Vigilância Marítima, Combate a Incêndios, Reabastecimento Aéreo, Gestão de Catástrofes.
Recentemente, o C-390, equipado com uma capacidade de Unidade de Cuidados Intensivos roll-on/roll-off, entrou ao serviço da Força Aérea Húngara, permitindo-lhe apoiar a evacuação médica crítica (MEDEVAC) e as missões humanitárias.
Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira em 2019 e na Força Aérea Portuguesa em 2023, o C-390 comprovou a sua eficiência operacional e fiabilidade. Graças ao seu desempenho líder, rentabilidade e versatilidade, o C-390 foi selecionado por vários países como Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Checa e Coreia do Sul.
A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 14 mil horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima dos 99%, demonstrando uma produtividade excecional na categoria.