A Embraer, a fábrica brasileira que é líder global na indústria aeroespacial, entregou no passado dia 27 de setembro, a sétima aeronave multimissão C-390 Millennium ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo (1º/1º GT) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (Brasil). Este marco ocorre numa altura em que a Força Aérea Brasileira comemora cinco anos de serviço com a aeronave C-390, realizando um vasto leque de missões militares e humanitárias em todo o mundo.
“Nos últimos cinco anos, o C-390 Millennium demonstrou qualidades operacionais, fiabilidade e versatilidade, realizando as mais exigentes missões a qualquer hora e em qualquer lugar, com a Força Aérea Brasileira. Com a entrega desta novíssima aeronave, orgulhamo-nos de contribuir ainda mais para o sucesso operacional das missões da FAB”, declarou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da ‘Embraer Defesa & Segurança’, citado num comunicado distribuído pela fábrica em Gavião Peixoto, cidade do interior do Estado de São Paulo, onde a Embraer tem a sua linha de montagem de aeronaves para fins militares e de logística.
Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, o C-390 Millennium comprovou a sua capacidade, fiabilidade e desempenho. Desde o transporte de mantimentos em plena crise da covid-19, passando pela participação em missões e exercícios internacionais até à realização de reabastecimento aéreo, repatriamento de cidadãos brasileiros e combate a incêndios florestais, esta aeronave revolucionária continua a provar a sua versatilidade.
Com uma carga útil máxima de 26 toneladas, uma velocidade máxima de 470 nós e sistemas de última geração, o C-390 é a melhor aeronave da sua classe. Os seus motores potentes, grande porão de carga equipado com rampa traseira e trem de aterragem robusto permitem realizar as missões mais exigentes, incluindo em pistas não pavimentadas. Um verdadeiro trunfo estratégico para os seus utilizadores finais, o C-390 Millennium pode realizar uma vasta gama de missões militares e civis, tais como transporte de carga, pessoal e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gestão de catástrofes.
Graças ao seu desempenho líder, economia e versatilidade, o C-390 foi selecionado por vários países, incluindo Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, República Checa e Coreia do Sul.
A atual frota de aeronaves deste tipo em serviço acumulou mais de 14.000 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima dos 99%, demonstrando uma produtividade excecional na categoria, informa a Embraer.