Embraer entrega último caça AF-1B modernizado à Marinha do Brasil

A Embraer entregou nesta quarta-feira, dia 20 de abril, o último caça modernizado AF-1 (AF-1B) à Marinha do Brasil. A cerimónia foi realizada na unidade industrial da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo. No total, dentro do programa AF-1 (designação da Marinha para o McDonnell Douglas A-4 Skyhawk) foram modernizados sete caças subsónicos – cinco AF-1B monolugar e dois AF-1C bilugar.

O AF-1 é um avião de interceptação e ataque operado a partir de aeródromos ou de porta-aviões como vetor para a defesa aérea da esquadra. As aeronaves modernizadas da Marinha do Brasil receberam novos sistemas de navegação, armamentos, geração de energia, computadores, comunicação tática e sensores, incluindo um radar multímodo de última geração e um novo sistema operacional. Além da modernização foi realizada a revitalização da célula aumentando a vida útil de utilização das aeronaves.

A modernização propicia aos pilotos uma consciência situacional e uma familiaridade com as operações dos sistemas de uma aeronave de combate moderna, critérios imprescindíveis e relevantes para o cenário de combate atual.

Ainda dentro do programa de modernização realizado pela Embraer, foi desenvolvido um simulador de voo de alta fidelidade para que a Marinha do Brasil possa realizar treinamentos de pilotos aumentando, assim, a segurança em suas operações. Foram também fornecidas estações de briefing e debriefing utilizadas no treino e na proficiência dos pilotos, possibilitando um melhor aproveitamento, redução de custos e maior eficácia no planejamento e execução das missões.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica