A Embraer anunciou nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, que deu um passo significativo no avanço da sua cooperação industrial e de investigação com o Reino dos Países Baixos, totalmente alinhada com as políticas neerlandesas destinadas ao desenvolvimento da NLDTIB (Netherlands Defense Technology and Industrial Base). Este esforço baseia-se e expande a aquisição pelo país da aeronave de transporte militar C-390 Millennium.
A fábrica brasileira de aeronaves selecionou o Grupo Fokker Services para entregar um pacote de modificação alargado, incluindo serviços completos de engenharia, certificação e modificação para a aeronave militar C-390. Estas modificações irão preparar a aeronave para utilização como transporte tático para as Operações Especiais da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), possibilitando um vasto leque de missões militares e humanitárias.
Além disso, a Embraer assinou um acordo com o ‘Royal Dutch Aerospace Centre’ (Royal NLR), para desenvolver tecnologias inovadoras para a manutenção de aeronaves. A Multisim contribuirá também para o desenvolvimento de tecnologias de ponta para o treino virtual. Em colaboração com a Rheinmetall, foram escolhidos fornecedores neerlandeses para o fabrico de componentes para o simulador de missão de voo completo C-390 Millennium para o reino dos Países Baixos.
“A nossa colaboração com as Forças Armadas Neerlandesas, a indústria de defesa e as organizações de investigação é parte integrante da visão da Embraer, que visa construir relações frutíferas com parceiros de qualidade. O nosso compromisso com um forte impulso nesta colaboração aqui na Holanda apoia a nossa estratégia de investir continuamente nas tecnologias mais modernas, permitindo-nos entregar aos nossos clientes as aeronaves mais eficientes do mercado”, afirmou Bosco Da Costa Junior, presidente e CEO da ‘Embraer Defesa e Segurança’.
“A Política de Participação Industrial Neerlandesa apoia e reforça a Base Industrial de Tecnologia de Defesa dos Países Baixos, promovendo o conhecimento, a tecnologia e a capacidade industrial. A colaboração entre a indústria holandesa e a Embraer na aquisição do avião de transporte militar C-390 Millennium é fundamental tanto para as empresas holandesas como para a OEM brasileira. Estou ansioso por ver novos desenvolvimentos e projetos nos próximos anos”, afirmou Jan Christiaan Dicke, Comissário de Produção Militar do Ministério dos Assuntos Económicos neerlandês, citado no comunicado distribuído pela Embraer.