A Emirates anunciou nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro, que a partir do próximo mês de março irá passar a voar com o Airbus A380 entre o Dubai a cidade de Casablanca, em Marrocos. A companhia árabe será a primeira a voar para um país da África do Norte com o maior avião de transporte de passageiros do mundo.
O ‘Super Jumbo’ que será colocado nesta rota pode transportar até 491 passageiros, dos quais 14 em Primeira Classe, 76 em Classe Executiva e 401 em Classe Económica.
Um comunicado da companhia indica que a Emirates irá oferecer mais 1.834 lugares por semana na rota entre o Dubai e Marrocos. Esta ligação tem registado uma procura muito interessante. No ano passado a Emirates transportou cerca de 260.000 passageiros e mais de 10.000 toneladas de carga entre os dois aeroportos.
Em novembro passado a companhia tinha solicitado autorização às autoridades marroquinas para passar a voar com o A380. Contudo, a resposta da autoridade nacional dos aeroportos marroquinos (ONDA) foi negativa alegando que o Aeroporto Internacional Mohamed V, em Casablanca, não reunia as condições ideais para a operação.
Após o anúncio desta segunda-feira por parte da Emirates, admite-se que esse constrangimento já esteja ultrapassado.
A companhia do Dubai tem hoje uma frota de 88 aviões Airbus A380 e receberá ainda mais 54 aviões semelhantes. Os A380 da Emirates voam para 45 aeroportos e desde a sua entrada ao serviço, em 2008, já transportaram 65 milhões de passageiros.