Selos de correio portugueses recordam história da aviação nos Açores

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os CTT mostram, através de uma nova emissão filatélica, colocada ontem, dia 4 de Setembro, no mercado, “o início da história da aviação nos Açores e o importante papel que este arquipélago assumiu para a aviação nacional e Mundial”, refere um comunicado dos CTT- Correios de Portugal.

Foram lançados quatro selos e dois blocos filatélicos com uma tiragem total de mais de 550 000 e 80 000, respectivamente, que darão a conhecer os primeiros aviões de carga e passageiros que aterraram no arquipélago açoriano. A cerimónia oficial de lançamento da emissão filatélica ‘Aviões que os Açores conhecem’ teve lugar na cidade da Horta, na ilha do Faial, no Grupo Central de ilhas do arquipélago constituído administrativamente como Região Autónoma.

Foi em Maio de 1939 que aterrou na cidade da Horta, na Ilha do Faial, o primeiro avião quadrimotor Boeing 314 Clipper da companhia norte-americana Pan American Airways. Apesar de transportar apenas correio, este voo revelou-se um marco histórico no desenvolvimento do transporte aéreo entre os Estados Unidos da América e a Europa. Em Julho desse ano, o mesmo avião regressou à Horta, mas desta vez com passageiros, dando assim o primeiro passo para a regularização das viagens entre os dois continentes. Durante o primeiro ano de actividade foram transportados 2.600 passageiros em 200 travessias.

Avioes dos Açores CTT_B

No final da Segunda Guerra Mundial, foi construída a Base Aérea de Santa Maria, inaugurada em Agosto de 1945. Seis meses depois a Pan American passou a fazer escala nessa base com os aviões Lockheed Constellation. A americana Trans World Airlines, a holandesa KLM e a francesa Air France passaram igualmente a fazer escala nos Açores nas suas ligações entre a Europa e a América do Norte.

A construção do aeroporto de Santa Maria revelou-se um importante estímulo para o início da actividade comercial da Sociedade Açoriana de Transporte Aéreos (SATA), criada inicialmente como Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos. A primeira ligação da nova companhia ocorreu em 1947 entre São Miguel e Santa Maria com um bimotor Beechcraft UC-45, chamado de “Açor”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...