Erupção de vulcão suspende movimento no Aeroporto de Manila (Filipinas)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional de Manila, na capital das Filipinas vai continuar encerrado nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, devido à erupção do vulcão Taal, anunciaram as autoridades aeroportuárias.

Desde a tarde deste domingo, dia 12, que os aviões deixaram de voar na zona do vulcão e nos céus que envolvem o Aeroporto de Manila, a cerca de 60 quilómetros do vulcão. A erupção ficou mais forte, com a libertação de grandes massas de lava e elevando a cerca de 15.000 metros de altitude cinzas e gases tóxicos.

As autoridades implementaram a operação de retirada de pessoas dos municípios de San Nicolás, Balete e Talisay, perto do vulcão, localizado a 60 quilómetros ao sul de Manila, segundo informações do porta-voz do Conselho Nacional de Redução de Riscos de Desastres.

Conforme dados de 2017, a população desses três municípios estaria entre 6 mil e 10 mil habitantes.

O aeroporto internacional Ninoy Aquino, de Manila, localizado ao sul da capital, anunciou às 18h27 locais (10h27 UTC) a suspensão de todos os seus voos, tanto de chegada quanto de partida, devido à atividade do vulcão. As cinzas ejetadas pela erupção atingiram todos os bairros de Manila.

O Departamento de Saúde alertou que a exposição a cinzas pode causar problemas de saúde, por isso recomenda que os habitantes das áreas afetadas evitem ficar ao ar livre ou, caso necessário, usem máscaras e óculos ao saírem de casa.

Milhares de turistas visitam o Taal todos os anos, e alguns fazem excursões à sua cratera, parcialmente inundada e onde é comum ver pequenos traços de fumaça.

O vulcão, que matou 1.300 pessoas em 1911 e 200 em 1965, faz parte de uma cadeia vulcânica que se estende pela região oeste da ilha de Luzon.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...