O governo espanhol assinou um contrato com a NATO Eurofighter e a Tornado Management Agency (NETMA), com sede em Munique, na Alemanha, para a aquisição de 25 aviões caça-bombardeiros Eurofighter. Conhecido como programa Halcon II, a encomenda cobrirá a entrega de 21 aeronaves Eurofighter de última geração monolugar e quatro bilugar para substituir parte da frota de F-18 operada pela Força Aérea e Espacial Espanhola.
O acordo, que se segue a um contrato anterior assinado em 2022 para um lote de 20 caças, fará com que a frota espanhola de Eurofighters cresça para 115 aviões. Com a primeira entrega prevista para 2030, estas novas aeronaves irão impulsionar as capacidades e operações do poder aéreo de Espanha, reforçar a sua posição de destaque no seio da NATO e garantir a pegada industrial do programa.
“O Eurofighter é o caça a jato mais avançado e mais bem-sucedido da produção europeia e é a espinha dorsal da superioridade aérea europeia. É também um símbolo da cooperação industrial entre nações e empresas, um exemplo de como a Europa pode trabalhar no nosso actual contexto de defesa. Estamos gratos pela confiança do governo espanhol no nosso Eurofighter e na ‘Airbus Defence and Space’. Este pedido não é apenas um importante sinal de procura e defesa, mas também protege a cadeia de abastecimento em Espanha e em toda a Europa”, afirmou Mike Schoellhorn, presidente executivo (CEO) da ‘Airbus Defence and Space’.
Todos os Eurofighters espanhóis serão montados, testados e entregues nas instalações da Airbus Getafe (em Madrid, Espanha) e a sua presença industrial traduz-se em mais de 16.000 empregos diretos e indiretos só em território espanhol. As principais empresas nacionais de defesa e tecnologia estão envolvidas no processo de fabrico.
A aquisição foi aprovada pelo Conselho de Ministros de Espanha em setembro de 2023 e inclui aeronaves, motores e os serviços de apoio necessários.
A saga Halcon
Concebido para substituir a frota de F-18 do país, o programa Halcon significa uma atualização significativa das capacidades do poder aéreo de Espanha: um total de 45 (20+25) jatos Eurofighter encomendados desde 2022, equipados com aviónica avançada, radar de varrimento eletrónico (E-Scan ), sistemas de armas melhorados capazes de operar Brimstone III e Full Meteor, novos sensores e conectividade melhorada. Vão juntar-se à atual frota de 70 aeronaves da Força Aérea Espanhola a partir de 2026.
Em serviço em Espanha desde 2003, a Força Aérea do país opera o Eurofighter a partir das bases aéreas de Morón (11ª Asa), perto de Sevilha, e Los Llanos (14ª Asa), Albacete. Gando (Ala 46), nas Canárias, será em breve a próxima base operacional.
No total, o programa Eurofighter garante mais de 100.000 postos de trabalho na Europa, que serão impulsionados através de aeronaves de última geração, bem como no futuro, através dos avanços tecnológicos no desenvolvimento do Eurofighter.
Até à data, foram encomendados mais de 700 Eurofighters por oito nações.