A ANA Aeroportos de Portugal, entidade que gere os aeroportos portugueses, vai condicionar o acesso automóvel às zonas de partidas e chegadas dos aeroportos mais congestionados, confirmou a empresa.
A notícia foi publicada esta manhã na imprensa portuguesa. Os primeiros aeroportos onde a medida entrará em vigor serão Faro (Algarve), Francisco Sá Carneiro (na Cidade do Porto), e Lisboa, onde será cobrado estacionamento superior a dez minutos.
Segundo o porta-voz da ANA, Rui Oliveira, o tempo de estacionamento grátis de dez minutos “é mais do que suficiente” para permitir recolher e largar passageiros e a medida será “benéfica para os utilizadores” que passam a poder parar por dez minutos sem pagar nada, ao contrário do que acontece presentemente.
O aeroporto de Faro será o primeiro a avançar com a medida, já em Junho, seguindo-se o Porto, no último trimestre deste ano, e Lisboa, no primeiro trimestre de 2016.
Para aceder aos terminais de partida e chegada, vai passar a ser necessário transpor uma cancela e retirar um ‘ticket’ de estacionamento, que não será cobrado se não exceder os dez minutos. A partir daí são cobradas tarifas, que ainda estão por fixar.
Rui Oliveira sublinhou que o objetivo “não são as receitas”, mas sim melhorar a qualidade do serviço e reorganizar as zonas de partidas e chegadas, que “não foram concebidas para o tráfego que têm atualmente”.