Estudo eDreams ODIGEO: em 2024 os Portugueses optaram por destinos europeus e estadias mais curtas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Segundo o estudo anual “A Year in Travel” da empresa, Paris foi novamente o destino mais escolhidos pelos portugueses, seguido de Madrid e Barcelona. Os destinos com maior crescimento de procura foram Porto Santo (Madeira), Nice (França) e Roma (Itália). Os viajantes portugueses continuam a preferir viagens mais curtas, com duração entre 3 e 4 dias, tal como se tem vindo a verificar nos últimos anos. Para 2025, é já possível ver que duas cidades internacionais fora da Europa, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil, estão entre os destinos com mais reservas pelos portugueses.

A eDreams ODIGEO, a principal plataforma de subscrição de viagens do mundo e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, apresentou o seu estudo anual ‘A Year in Travel by eDreams ODIGEO’, que oferece uma visão detalhada sobre as tendências de viagem dos portugueses durante 2024, e uma antevisão do que podemos esperar para o próximo ano.

Destinos de eleição em 2024

Os destinos europeus dominaram as preferências dos portugueses em 2024. Em particular, Paris voltou a ser o destino favorito dos viajantes portugueses, tal como nos últimos quatro anos; e foi também a cidade de eleição deste ano nos resultados globais do estudo.

As seguintes cidades mais populares entre os viajantes portugueses foram Madrid e Barcelona, com Amesterdão, Funchal, Londres, Ponta Delgada e Roma a completar o Top 10. Assim sendo, o estudo da eDreams ODIGEO revela uma tendência clara para viagens dentro da Europa e para visitar destinos mais próximos.

Adicionalmente, a empresa descobriu que as pesquisas de viagens dos portugueses coincidem com os destinos que acabam por reservar, uma vez que as cidades que mais pesquisaram em 2024 foram Paris, Londres, Funchal, Madrid e Barcelona.

Em termos de crescimento do volume de viagens em comparação com o ano anterior, destacaram-se destinos como Porto Santo (+24%), Nice (+18%), Roma (+18%), Marraquexe (+18%) e Copenhaga (+17%). Em termos globais, o maior crescimento do volume de viagens registou-se nas cidades de Kuala Lumpur (+49%); Hurghada (+38%); Santiago do Chile (+36%) e Jakarta (+36%).

Os hábitos de viagens dos portugueses

O estudo da eDreams ODIGEO revelou também alguns hábitos e preferências de viagem durante este ano, em particular sobre a duração das estadias e a antecedência da marcação de reservas.

As férias de curta duração continuam a ter a preferência dos viajantes portugueses, que revelaram maior apetência por viagens com uma duração entre 3 e 4 dias (39%). De resto, esta realidade já se tem vindo a verificar nos últimos anos em que a eDreams ODIGEO lançou este estudo. Também revelaram algum interesse, ainda que mais ligeiro, em estadias de duração longa, entre 7 a 13 dias (19%), e média, de entre 5 a 6 dias (17%). Já as viagens com mais de 14 dias são uma preferência de apenas 10% dos portugueses.

No que toca à antecedência das reservas, a maior parte (34%) dos portugueses marcou as suas viagens nos 15 dias anteriores da partida, contrastando ligeiramente com os viajantes que preferiram reservar as viagens com mais de dois meses de antecedência (27%).

O que marcou as viagens em 2024

Este ano, tornou-se evidente que os viajantes procuraram cada vez mais viagens personalizadas. Um inquérito da eDreams ODIGEO a 10.000 pessoas revelou que a esmagadora maioria dos consumidores (84%) prioriza ter múltiplas opções de viagem entre as quais escolher, procurando ativamente comparar e combinar várias companhias aéreas e hotéis, em vez de optar pela oferta de um único fornecedor. Isto indica que os consumidores estão a tomar decisões mais estratégicas e orientadas para o valor, ponderando cuidadosamente fatores como a relação custo-eficácia, a flexibilidade e a conveniência.

Os géneros de turismo musical e desportivo também impulsionaram o setor

Artistas globais como Taylor Swift motivaram inúmeras deslocações, gerando um aumento significativo da procura nas cidades onde tinham concertos agendados. Eventos como o Euro 2024 e os Jogos Olímpicos contribuíram para o crescimento das viagens para a Alemanha e Paris, consolidando o desporto como um dos segmentos de maior expansão no turismo global.

Por fim, as redes sociais continuaram a influenciar fortemente as decisões de viagem: os viajantes recorrem a plataformas como o TikTok e o Instagram para planear e escolher destinos de viagem.

Um primeiro olhar sobre 2025

Por fim, e como sempre, o estudo da eDreams ODIGEO procurou também olhar para o futuro das viagens e traçar o caminho do próximo ano. Para 2025 espera-se uma pequena mudança nas preferências de destinos dos portugueses, com duas cidades internacionais fora da Europa – Rio de Janeiro e São Paulo – atualmente no Top 10 dos destinos com mais reservas. Contudo, as cidades com mais reservas até ao momento continuam a ser Funchal (Madeira), Paris (França) e Ponta Delgada ilha de São Miguel (Açores).

Relativamente aos destinos com mais pesquisas para viagens em 2025, os portugueses têm estado interessados em Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e Nova Iorque, indicando um possível crescente interesse em viagens intercontinentais, especialmente para o continente americano.

Espera-se que o turismo desportivo e cultural continue a motivar os viajantes

Alguns dos principais eventos mundiais já conhecidos, e que deverão conduzir a um aumento da procura por viagens, são: os concertos de regresso da banda Oasis e as tours internacionais de Dua Lipa, Shakira e Bruce Springsteen; o Ano Santo, que motivará peregrinações a Roma; a Expo 2025 em Osaka, no Japão; e diversos eventos desportivos, como o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio ou o Campeonato Mundial de Rugby Feminino em Inglaterra.

Em 2025 e mais além, a eDreams ODIGEO vai continuar a apoiar os viajantes, proporcionando-lhes a melhor e mais ampla oferta de opções de reservas e viagens para todos os tipos de destinos, garantindo a flexibilidade e a personalização que os consumidores necessitam para continuarem a explorar o mundo.

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, comentou: “As viagens em 2024 têm sido marcadas por uma procura crescente por férias personalizadas, com os viajantes de hoje em dia a procurarem escolha, flexibilidade e poupança. Os avanços tecnológicos e a crescente utilização da IA continuam a transformar a forma como viajamos, alimentando de forma ‘invisível’ a nossa inspiração inicial e comparação de custos até à simplificação das reservas e a criação de itinerários personalizados. De facto, a nossa investigação mais recente confirmou que 73% dos viajantes já utiliza ou estaria interessado em utilizar IA relacionada com viagens. Vimos também o aumento das viagens inspiradas nas redes sociais como uma tendência significativa este ano, com o TikTok, Instagram e Pinterest a manter-se populares para conselhos de destinos, guias locais e críticas autênticas e pessoais.

“Observando o mapa global de viagens de 2024, destinos favoritos habituais – Paris, Barcelona e Palma de Maiorca – lideram o ranking, enquanto outros destinos mais distantes, como Kuala Lumpur, Hurghada e Santiago do Chile, têm crescido em popularidade. Os nossos dados indicam que os consumidores estão ansiosos por explorar novos destinos e adotar experiências de viagem imersivas. Para além de grandes eventos desportivos, tem sido fascinante observar o impacto do turismo musical nas economias globais, com artistas como Taylor Swift a inspirarem viagens para locais de concertos por todo o mundo. Esta tendência promete continuar no próximo ano, com o regresso dos Oasis a originar já um aumento de 700% nas pesquisas globais para Manchester.

“Olhando para 2025, com um foco contínuo em novas experiências e descobertas, o interesse global em viagens já está a ganhar forma, com destaque para importantes eventos culturais, desportivos e musicais em todo o mundo. Banguecoque, Londres e Paris ocupam os primeiros lugares para reservas de 2025 até ao momento, e vemos que os viajantes procuram uma mistura de locais na América, Europa, Ásia e Austrália. Com mais um ano empolgante para as viagens globais pela frente, esperamos que a procura continue forte. Os nossos dados sublinham a importância de inovar e oferecer novas experiências para dar resposta às necessidades em constante evolução dos viajantes modernos.”

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Menzies Aviation (ex-Groundforce) mantém greve nos aeroportos portugueses entre 22 a 26 de dezembro

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) vai...

Avião da Norwegian sai de pista e fica à beira de um fiorde no norte da Noruega

Um avião Boeing 737-800 da companhia de baixo custo...

TAP atinge dois milhões de passageiros nas rotas Portugal-Brasil neste ano

Número inédito de passageiros consolida a liderança da TAP...