A Ethiopian Airlines, a companhia aérea nacional da Etiópia e a maior operadora de aviões Airbus em África, recebeu o seu primeiro de quatro A350-1000 da Airbus nesta terça-feira, dia 5 de novembro, em Toulouse, França. Será o primeiro aparelho deste tipo a ser operado por um operador com sede em África, o que permitirá à Ethiopian Airlines melhorar o seu serviço premium nos principais destinos, incluindo Washington D.C. (EUA), Londres (Reino Unido), Paris (França) e Frankfurt (Alemanha).
Até à data, a Ethiopian Airlines opera uma frota de 21 aviões da família A350. Um total de 14 aeronaves A350 adicionais deverão juntar-se à frota da companhia aérea nos próximos anos, incluindo 11 A350-900 e três A350-1000 adicionais. O A350-1000 proporcionará uma grande semelhança operacional com a frota A350-900, garantindo uma integração perfeita com os pilotos e mecânicos partilhados, simplificando os processos de formação e manutenção.
Com uma capacidade total de 395 lugares, o A350-1000 aumentará a capacidade de passageiros da Ethiopian Airlines e proporcionará uma experiência melhorada aos passageiros na maior cabina da classe executiva da frota da companhia aérea. A Ethiopian Airlines apresentará também a nova solução de conectividade ‘satcom HBCplus’ da Airbus, oferecendo uma conectividade gate-to-gate contínua e de alta velocidade.
O A350 é a aeronave de dois corredores mais moderna e eficiente do mundo e líder de longo alcance na categoria de 300 a 410 lugares. O desienho limpo do A350 inclui tecnologias e aerodinâmica de última geração, proporcionando padrões incomparáveis de eficiência e conforto.
A cabina Airspace exclusiva do A350 é a mais silenciosa de qualquer corredor duplo nos céus, apresentando uma redução de 50% na pegada de ruído em comparação com a aeronave da geração anterior. Oferece aos passageiros e às tripulações os mais modernos produtos de bordo para uma experiência de voo confortável. Os motores de nova geração da aeronave e a utilização de materiais leves fazem dela a aeronave de grande porte com maior eficiência de combustível.
Tal como acontece com todas as aeronaves Airbus, a aeronave A350 já é capaz de operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). A Airbus pretende ter as suas aeronaves com até 100% de capacidade SAF até 2030.
Até ao final de setembro de 2024, tinham sido encomendados 1.340 aparelhos A350 por 60 clientes em todo o mundo, o que o tornava uma das aeronaves de longo curso de maior sucesso de sempre.