Euro Atlantic apresenta proposta para voo mensal entre Lisboa e Díli

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea portuguesa Euro Atlantic Airways apresentou ao Governo da República Democrática de Timor-Leste a proposta da realização de um voo charter mensal entre Lisboa e Díli, pelo menos durante a pandemia da covid-19.

“Há uma possibilidade no mercado, devido à pandemia e não haver ligações de Timor-Leste com a Europa e Lisboa. A curto prazo podemos vir cá uma vez por mês, em sistema de charter, trazendo pessoas e carga de Lisboa para Díli”, disse o administrador e piloto-chefe da Euro Atlantic, Mário Alvim.

“O Governo timorense mostrou abertura, foi apresentada uma proposta da Euro Atlantic ao Governo que agora vai ser analisada pelo Ministério dos Transportes para ver se há alguma possibilidade de isso ocorrer”, explicou.

Mário Alvim falava à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ no Aeroporto Nicolau Lobato, em Díli, de onde partiu nesta terça-feira, dia 22 de setembro, ao comando de um Boeing B767-300ER (matrícula CS-TKR) da companhia que no domingo viajou de Lisboa para a capital timorense com mais de 200 passageiros, maioritariamente portugueses e timorenses.

O avião, que regressa a Lisboa com mais de 50 passageiros, também maioritariamente timorenses e portugueses, foi organizado para suprimir a falta de ligações aéreas para Timor-Leste devido à pandemia da covid-19.

Aproveitando a presença em Díli, Mário Alvim reuniu-se com responsáveis do Governo timorense para apresentar a proposta da realização do voo mensal, que poderia fazer escala noutro país antes de chegar à capital de Timor-Leste.

“Os dois Governos têm de se envolver porque o custo do voo é muito elevado. Para que não caia tudo nos passageiros, temos de arranjar maneira dos dois governos unirem esforços para conseguir rentabilizar este voo”, sublinhou.

“Um voo mensal seria excelente até a pandemia passar. Este avião pode trazer passageiros e carga e essa vantagem é grande. Pode trazer 32 toneladas de carga com uma paragem ou duas no máximo”, frisou.

Sublinhando a vontade da Euro Atlantic, Mário Alvim recordou que operar um voo de 20 horas entre os dois países é uma operação “cara” que se justifica apenas com suficientes passageiros ou com a vontade de apoio dos governos de Portugal e Timor-Leste.

“Já cá viemos várias vezes. Este é o avião indicado para operar este voo. Agora é preciso que haja vontade de todos”, recordou.

Timor-Leste está atualmente sem casos ativos da covid-19 e mantém-se no quinto período de 30 dias do estado de emergência, que termina no início de outubro, o que implica restrições à entrada no País.

Os passageiros que chegaram na segunda-feira tiveram de apresentar testes negativos da covid-19 e terão de cumprir um período de 14 dias de quarentena em Timor-Leste.

O avião da Euro Atlantic aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, nesta terça-feira, dia 22 de setembro, pelas 22h10, num voo que teve uma escala para reabastecimento em Kuala Lumpur (Malásia) e outra para mudança de tripulação e, também, reabastecimento no Aeroporto Internacional do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No total e resumindo o tempo voado a viagem Díli-Lisboa teve a duração de 18h36, segundo os registos da plataforma de rastreio de aeronaves ‘FlightRadar24’.

 

  • Foto ©Helio João Delurdes

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligações interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...