A Euro Atlantic Airways (EEA), companhia aérea de bandeira portuguesa, realiza neste domingo, dia 12 de julho, mais um voo extraordinário entre o Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa e o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, na capital da República da Guiné-Bissau.
Trata-se de mais um voo humanitário para transporte de passageiros e de carga diversa, nomeadamente destinada a estabelecimentos de saúde, para combate à pandemia de covid-19, que também afeta a república africana de língua oficial portuguesa, além de bens de primeira necessidade.
O voo MMZ671, será realizado pelo Boeing 767-300ER, matrícula CS-TKR, que partirá de Lisboa pelas 09h00 locais de domingo, tendo chegada prevista a Bissau para as 12h15 locais. O regresso a Portugal será pelas 14h00, com aterragem em Lisboa prevista para as 19h20 locais.
A bordo do avião da Euro Atlantic regressa a Bissau a comitiva do primeiro-ministro guineense Nuno Nabiam, que esteve em Lisboa para diversos contactos com governantes portugueses, nomeadamente com o homólogo António Costa, que ocorreu na sexta-feira, dia 10 de julho.
Os voos foram comercializados por duas agências de viagens – a portuguesa ‘Sonhado’, que pertence à Euro Atlantic, e a ‘Guiné Tours’, do empresário guineense Francisco Conduto Pina – que venderam passagens sob determinadas condições impostas pelos governos de ambos os países e que tiveram em conta as características particulares deste tipo de voos denominados humanitários ou essenciais, e que se destinam ao transporte urgente de pessoas e mercadorias, sob condições especiais.
- Foto © Albano Barai.