Euro Atlantic transporta canadianos do cruzeiro afetado pelo ‘Covid-19’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Boeing B777-200ER da companhia portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA), matrícula CS-TFM, partiu na madrugada (hora local) desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, do Aeroporto Internacional de Tóquio/Haneda (HND) com destino ao Aeroporto de Trenton (YTR), na província do Ontário, no Canadá, num voo especial que transporta canadianos que estavam a bordo do navio de cruzeiro ‘Princess Diamond’ que está em quarentena no porto de Yokoama, no Japão.

Como tem sido noticiado na imprensa internacional o navio de cruzeiro que escalou portos chineses regista diversos infectados com a epidemia Covid-19 (antes denominada ‘Coronavírus’), encontrando-se em quarentena no porto japonês desde o dia 3 de fevereiro. Desde esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, as autoridades japonesas libertaram alguns passageiros e tripulantes que não acusaram quaisquer indícios de estarem contaminados pelo vírus, e que já estão a regressar aos seus países.

O avião da companhia portuguesa foi contratado por um departamento do Governo do Canadá, o ‘Global Affairs’, que gere as relações diplomáticos e consulares do país.

Um comunicado da Euro Atlantic Airways, distribuído na tarde desta quinta-feira, esclarece que o “objetivo da missão é o repatriamento dos cidadãos canadianos que estavam a bordo do navio de cruzeiro ‘Princess Diamond’, atracado sob quarentena no porto de Yokoama”.

O Boeing 777-200ER, de registo português, saiu do Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa em voo direto para Tóquio/Haneda que teve a duração de 12h35.

Na capital japonesa, o avião com tripulação portuguesa, devidamente treinada para lidar com estas circunstâncias, embarcou um número não revelado de cidadãos de nacionalidade canadiana, não infectados pelo Covid-19, e seguiu viagem para a Base Aérea das Forças Armadas Canadianas de Trenton, também um hub de transporte aéreo, localizado em Quinte West, na província do Ontário.

Notícias distribuídas na quinta-feira, davam conta de que a bordo do ‘Princess Diamond’ estavam inicialmente 3.711 pessoas, sendo 2.666 passageiros e 1.045 tripulantes. Foram registados 621 infectados, dos quais dois faleceram. Foram libertados, ao fim de 14 dias de quarentena no Japão, os passageiros e tripulantes que tiveram análises negativas e todos os que não estavam em camarotes com outros que, entretanto, estão infectados. A bordo deverão estar ainda cerca de duas mil pessoas, disseram as autoridades japonesas.

 

A tripulação portuguesa escalada para esta operação de resgate, realiza o transporte dos passageiros canadianos entre o Japão e o Canadá, debaixo de rigorosas medidas de segurança, elencadas pela Autoridade Aérea Europeia (EASA). O regresso a Lisboa do avião e da tripulação está previsto para a próxima semana após cumprido um despiste de quatro dias de quarentena dos tripulantes na Base de Trenton, devidamente acompanhados por pessoal médico canadiano.

A frota da Euro Atlantic Airways, atualmente composta por oito aeronaves Boeing – seis B767-300ER, um B777-200ER e um B737-800 –, está registada em Portugal e opera em 84,5% dos países mundiais.

A Euro Atlantic regressou agora ao Aeroporto de Haneda nove anos depois do país do Sol Nascente ter sofrido um dos maiores terramotos (8,9 escala de Richter). A EAA na altura tinha colocados dois aviões B767-300ER ao serviço do Governo da França, enquanto um terceiro da sua frota B767 operava na Base Aérea norte-americana de Misawa para o Governo do Reino Unido transportando ajuda britânica. A marca Euro Atlantic especializada em transporte aéreo ACMI, Charter e regular, mostra a bandeira portuguesa em situações de apoio a catástrofes. Em Moçambique (2019) na ocasião do ciclone ‘Idai’, reafirmou o lema da missão que bem norteia a empresa: ‘Anytime, Anywhere’.

 

O avião Boeing 777-200ER da EAA partiu de Tóquio/Haneda pelas 04h34 locais desta sexta-feira (19h34 UTC de quinta-feira, dia 20 de fevereiro). A chegada a Trenton, no Canadá, está prevista para as 01h24 locais (07h20 UTC de sexta-feira, dia 21).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligações interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...