FAB obriga avião com 500 kg de cocaína a baixar em Mato Grosso

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste sábado, dia 9 de junho, um avião ligeiro carregado com cerca de 300 quilogramas de pasta base de cocaína. O monomotor, com o registo brasileiro PT- IDV, era proveniente da Bolívia e foi interceptado por um A-29 Super Tucano, segundo comunicação oficial da FAB.

O piloto não respondeu às interrogações, uma das etapas das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, e foi classificado como suspeito. O próximo passo dos órgãos de defesa aérea foi a mudança de rota e pouso obrigatório em Tangará da Serra (Estado do Mato Grosso). Porém, antes de chegar ao aeródromo o monomotor efetuou um pouso forçado em uma área rural nas proximidades do município de Tapirapuã, também no Mato Grosso.

Um comunicado da FAB explica que a interceptação faz parte da ‘Operação Ostium’ para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual a Força Aérea Brasileira atua com a Polícia Federal.

Na operação da manhã deste sábado, dia 9 de junho, a FAB atuou com duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e um avião radar E-99 (nossa imagem de abertura).

De acordo com o Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), tenente-brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, a interceptação demonstra, mais uma vez, que a FAB apresenta pronta-resposta à sociedade brasileira, empregando seus meios para realizar sua atividade-fim.

“A Força Aérea Brasileira cumpre com sua missão constitucional de controlar o espaço aéreo brasileiro”, afirma o oficial-general.

O comunicado da FAB não indica que aconteceu ao avião, nem aos eventuais tripulantes. Também não foi revelado ainda se a droga foi apreendida.

 

Este é o segundo avião ligeiro em voo clandestino interceptado neste ano pela FAB em Tangará da Serra, no Estado do Mato Grosso. No passado dia 5 de março a FAB mandou baixar um outro avião ligeiro que transportava cerca de 500 quilogramas de cocaína (LINK notícia relacionado).

 

  • Notícia em desenvolvimento – 19h00 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...