Família Amaro (ex-TAM) vende ações da LATAM aos chilenos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A família Amaro, antiga controladora da extinta companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, vendeu nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, 35,3 milhões de ações da LATAM Airlines (onde se integrou a TAM após fusão com a LAN Airlines do Chile) para a família chilena Cueto, acionista maioritária da nova empresa aérea, e que geria o grupo aéreo chileno antes de se juntarem. Os papéis, que equivalem a 6,47% do capital da LATAM, foram vendidos por um total de 194,38 bilhões de pesos chilenos (equivalente a 295 milhões de dólares norte-americanos).

A justificação dada em sede de Bolsa de Valores, em Santiago do Chile, foi de que essa troca de ações foi necessária para modificar a estrutura acionista de forma a que as duas famílias (Cueto e Amaro) possam continuar a controlar a LATAM Airlines, após a integração da Qatar Airlines que se dará por aumento de capital, como já foi anunciado.

“Desde que a LATAM Airlines anunciou em 12 de julho de 2016 o acordo para entrada da Qatar Airways como acionista, através de um aumento de capital, o grupo Cueto procurou alternativas, através de diversos acionistas, que lhe permitissem manter o controlo da LATAM Airlines depois do aumento de capital”, explica Carlos Vallete, diretor-geral da Costa Verde Aeronáutica (CVA), em comunicado enviado à Superintendência de Valores e Seguros (SVS) do Chile, entidade que supervisiona os negócios e empresas cotadas em bolsa.

A sociedade CVA é controlada em 99,98% pelo grupo Cueto e no total, junto com outras sociedades subsidiárias, detém 135.394.023 ações equivalentes a pouco mais de 25% do capital social.

O acordo é concretizado através da TEP Chile, detentora de 65.554.075 de ações da LATAM, sociedade na qual a família Amaro tinha 12% do capital.

Uma vez concretizada a troca de papéis, a família Amaro ficará com apenas 21,88% da CVA, dona da LATAM Airlines, e a família Cueto com 78,1%. A entrada da Qatar levará o grupo chileno a baixar a sua percentagem acionista, para 28,29%, enquanto a companhia árabe irá ter um pouco mais de 25% do capital na nova estrutura da LATAM Airlines.

A Qatar Airways é presentemente uma das maiores companhias aéreas intercontinentais e o maior acionista da International Consolidated Airlines Group (IAG), matriz das companhias British Airways e Iberia.

A LATAM Airlines é a maior companhia aérea da América Latina e tem operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...