Bem-vindo, !|Sair

FAP anuncia primeira mulher comandante nos ‘P-3C Cup+’

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bruna Oliveira, piloto da Força Aérea Portuguesa, com o posto de capitão, é a primeira mulher portuguesa comandante de uma aeronave ‘Lookheed Orion P-3C Cup+’, modelo de avião de patrulhamento marítimo, que integra a Esquadra 601 – ‘Lobos’ instalada na Base Aérea de Beja.

A nova piloto comandante foi qualificada no início do corrente mês de Abril, anuncia a Força Aérea Portuguesa (FAP) na sua página na Internet (www.emfa.pt). A capitão Bruna Oliveira entrou para a Força Aérea a 3 de Setembro de 2001, tendo feito o seu tirocínio em ‘T-6 Texan II’ e ‘T-38’ nos Estados Unidos da América entre Março de 2006 e Agosto de 2007.

Está colocada na Esquadra 601 desde Agosto de 2007, onde desempenhou funções de co-piloto, piloto e agora piloto comandante. A sua qualificação nesta última função ocorreu durante uma missão do Exercício Instrex 2014, em colaboração com a Marinha Portuguesa.

“De salientar ainda que nesta missão também a função de Coordenador Tático foi desempenhada pela primeira vez por uma militar feminina: a capitão navegadora Ana Silva. Assim, a missão em questão teve – também pela primeira vez – duas militares femininas nas posições de chefia”, frisa a notícia distribuída pela FAP.

 

  • Imagens retiradas do arquivo público da FAP no Flickr, mostram a chegada do avião militar já com a capitão Bruna Oliveira aos comandos e depois o seu desembarque.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica