FAP com avião e efectivos integra forças internacionais de exercício militar em África

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um destacamento da Esquadra 601 da Força Aérea Portuguea (FAP) está a participar no exercício ‘Obangame 2014’, da Marinha norte-americana, tendo deixado anteontem Portugal, anuncia uma notícia publicada no portal do Estado-Maior da FAP, que a seguir reproduzimos.

O exercício, de âmbito conjunto e combinado, envolve militares da Força Aérea e da Marinha, que participam com a aeronave P-3C CUP+ da Esquadra 601 – “Lobos” e com a fragata NRP Bartolomeu Dias.

O ‘Obangame’ decorre de 14 a 26 de Abril, sob a alçada da Componente Naval do Comando norte-americano em África (U.S. AFRICOM ), que faz parte de um total de seis Comandos Estratégicos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

O U.S. AFRICOM é responsável por várias iniciativas envolvendo operações reais, bem como por exercícios combinados e acções de cooperação com outras nações relacionadas com a segurança.

Este exercício é o quarto da sua série e, tal como outros do género (Saharan Express e Phoenix Express), tem como objectivo mobilizar as nações do oeste africano, Europa e América.  O que permite criar sinergias através das acções que envolvem interoperabilidade de meios das várias nações. A finalidade será a de prevenir e/ou impedir acções criminosas, de pirataria, narcotráfico e armas, entre outras, nas águas do Golfo da Guiné.

O empenhamento envolve várias nações do continente africano, incluindo as insulares (como Cabo Verde) e as suas águas costeiras. Participam no exercício – para além de Portugal – Alemanha, Angola, Bélgica, Benim, Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Dinamarca, Estados Unidos da América, Espanha, França, Gabão, Gana, Guiné Equatorial, Holanda, Itália, Nigéria, Republica do Congo, São Tomé e Príncipe, Togo e Turquia.

Durante o ‘Obangame’ os militares vão treinar embarques e a sua monitorização, abordagens a navios suspeitos, operações aéreas de patrulhamento e ainda acções de fiscalização a meios de superfície. Vão também realizar exercícios de comunicações, culminando com a partilha de informação relativamente a lições aprendidas. Dada a experiência da Esquadra 601 em operações de ambiente marítimo (e os sensores de que dispõe), o seu empenhamento vai centrar-se no patrulhamento, monitorização e recolha de informações para compilação do panorama de superfície.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...