A TAP Air Portugal anunciou nesta terça-feira, dia 5 de novembro, no ‘Dia Mundial do Cinema’, os grandes vencedores do ‘Altitude Film Fes’t, o 1º Festival de Cinema a Bordo da Companhia, numa cerimónia de entrega de prémios que teve lugar na sala 11 do Cinema UCI El Corte Inglés, em Lisboa.
Esta edição inaugural do ‘Altitude Film Fest’ convidou os passageiros dos voos de longo curso da TAP a participar na escolha dos vencedores ao longo do mês de outubro. A resposta foi extraordinária, com um total de 1542 votos: 837 na categoria de ficção e 705 na de documentário. Os filmes premiados foram selecionados entre 10 finalistas — cinco na categoria de ficção e cinco na de documentário —, escolhidos pelo júri de um total de 355 inscrições, que incluíram 101 documentários e 254 filmes de ficção.
Os vencedores do ‘Altitude Film Fest’ foram:
Melhor Filme de Ficção: ‘Vale do Fogo’, de João Brás (Portugal). Este filme produzido e realizado por madeirenses foi rodado na Região Autónoma da Madeira e tem como tema a ‘Festa dos Fachos’ no Vale de Machico, cidade no leste da ilha da Madeira, onde, pela primeira vez, desembarcaram os navegadores portugueses em 1419.
Melhor Documentário: ‘Memórias’, de Inês von Bonhorst e Yuri Pirondi (Itália)
Sofia Lufinha, administradora executiva com o pelouro das Relações com os Clientes da TAP, esteve presente no evento e destacou o impacto e o propósito do ‘Altitude Film Fest, “que não só enriquece a experiência dos nossos clientes, como também reforça o nosso papel como embaixadores da cultura portuguesa e promotores da criatividade cinematográfica. O ‘Altitude Film Fest’ representa o compromisso da TAP com a cultura e a arte, e esta primeira edição superou as nossas expectativas com o entusiasmo e participação que recebemos tanto dos realizadores como dos nossos clientes”.
O júri da categoria de Ficção foi composto por Leonel Vieira (Portugal), Rui Tendinha (Portugal), Ricardo Pereira (Portugal), Sónia Balacó (Portugal), Rita Nunes (Portugal) e Elisabete Mendes (TAP, Portugal). Na categoria de Documentário, os jurados foram Arthur Araújo (Brasil), Paul Visser (Holanda), Aldo di Russo (Itália), João Antero (Portugal) e Marco Calábria (Brasil), e também Elisabete Mendes, representante da TAP.
Os filmes distinguidos com os Grandes Prémios Melhor Filme de Ficção e Melhor Documentário foram recompensados com uma bolsa de viagens no valor de 3000 euros cada, prémio que pretende não só reconhecer a excelência artística e narrativa dos filmes, como também oferecer aos cineastas a oportunidade de explorar novos horizontes e inspirar-se em novas experiências ao redor do mundo.
Os troféus entregues aos vencedores, desenhados pelo escultor ZÉVI, foram esculturas produzidas com peças recicladas de aviões A321 da TAP, conferindo-lhes um valor simbólico único e original. Os 10 filmes finalistas estarão em exibição nos sistemas de entretenimento a bordo dos aviões de longo curso da TAP durante um ano.
Com o ‘Altitude Film Fest’, a TAP Air Portugal reafirma o seu compromisso em promover o País, a sua cultura e tradições, proporcionando aos seus passageiros experiências únicas e memoráveis que vão além de uma viagem, e oferecendo uma plataforma alternativa e inédita para cineastas emergentes e filmes de diversas origens.
Todas as informações sobre o ‘Altitude Film Fest’ da TAP podem ser consultadas aqui.