A Finnair alugou, em regime ACMI, um avião Airbus A340-300 da companhia portuguesa HiFly por um período de dois meses.
A transportadora finlandesa anunciou que a aeronave irá ser utilizada nos voos diários de Helsínquia para Nova Iorque/JFK entre os dias 3 de novembro e 8 de janeiro de 2017, período em que muitos comandantes e pilotos de longo curso da Finnair se encontram a frequentar cursos de habilitação para voarem com os novos Airbus A350.
Os pilotos e assistentes de bordo da companhia de bandeira portuguesa serão acompanhados em cada voo por dois comissários de bordo da Finnair, para acolhimento dos passageiros que apenas falam finlandês e para garantia do serviço de bordo da companhia finlandesa, refere um comunicado distribuído em Helsínquia.
O avião português tem capacidade para transportar 295 passageiros, sendo 24 em Classe Executiva e 271 em Classe Económica.
A HiFly é uma companhia de transporte aéreo não-regular, especializada no aluguer de aeronaves com tripulação, manutenção e seguros (ACMI) a outras companhias aéreas e organismos internacionais. A sua frota é composta maioritariamente por aviões de passageiros de longo curso.