Fiscalização recupera 286 milhões de dólares na obra do Novo Aeroporto de Luanda

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola anunciou no início desta semana que recuperou a quantia de 286,4 milhões de dólares norte-americanos, que se encontravam em posse do CIF-Angola, na qualidade de entidade gestora do projeto de construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda.

De acordo com uma nota a que agência de notícias portuguesa ‘Lusa’ teve acesso, a recuperação dessa verba ocorreu na sequência da fiscalização das obras do novo aeroporto de Luanda feita pelo Ministério dos Transportes e devidamente publicitada.

O processo de inquérito instaurado na Direção Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção da PGR resultou na recuperação dos 286.462.201,66 dólares, refere o documento, salientando que o valor recuperado já se encontra depositado numa conta do Estado.

“O processo de inquérito prossegue a sua tramitação legal com vista ao apuramento de responsabilidades”, conclui a nota sem mais detalhes.

As obras de construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda tiveram início em 2004, com empreiteiros chineses e financiamento da República Popular da China, mas a sua conclusão está atrasada, tendo recentemente o Governo anunciado a reformulação do projeto (LINK notícia relacionada).

Em Março, o executivo informou que as obras vão ser submetidas a correções de engenharia e funcionalidade, para adequar a estrutura aos padrões de modernidade, inovação e de conforto dos passageiros.

Segundo o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, as correções ao projeto, a decorrer até 2022, serão lideradas por uma comissão técnica, a indicar.

“Estamos a falar de um projeto que começou há dez anos, cuja concessão também é muito antiga”, afirmou o ministro, aludindo à obra que decorre na comuna de Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, a 30 quilómetros de Luanda, capital do país.

Os vários contratos públicos envolvendo obras do novo aeroporto internacional de Luanda e acessibilidades rodoviárias estão avaliadas em mais de 5.000 milhões de dólares.

O Governo prevê que o Novo Aeroporto Internacional de Luanda possa acolher até 15 milhões de passageiros por ano.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...