Fokker 100 aterra de emergência num planalto árido do Níger – Piloto meteu foto no Twitter

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Fokker 100 pertencente à companhia nigeriana IRS Airlines fez uma aterragem de emergência numa zona árida num planalto do Níger, próximo da fronteira com a Nigéria, no passado sábado ao fim da tarde. Desconhecem-se os motivos que conduziram a esta aterragem de emergência, mas sabe-se que os dois pilotos, únicos ocupantes da aeronave, se encontram bem. Aliás, foi o próprio co-piloto que enviou por Twitter uma imagem do avião, depois de imobilizado com o trem de aterragem quebrado. Aparentemente, embora a imagem não mostre o avião inteiro, a fuselagem não quebrou. Jamyl MD Abubakar agradece a Deus estar vivo e mostra o bom trabalho que os pilotos fizeram.

O avião, registo 5N-SIK (cc 11286, com 24 anos e cinco meses de existência desde o voo inaugural) regressava ao Aeroporto de Kano, na Nigéria, depois de uma revisão profunda (check C) numa oficina de Manutenção em Brastislava, na Eslováquia. Três horas depois foi perdido o contacto com o aparelho, tendo o controlo aéreo do Aeroporto de Argel, no Norte de África, sido o último a registar a sua passagem.

 

Um dos tripulantes, Jamyl MD Abubaka, filho do Inspector Geral da Polícia da Nigéria, Muhamed Abubakar, enviou através da sua conta twitter uma imagem onde descrevia a sua satisfação pelo estado do avião depois do C-Check, afirmando que cheirava a novo. Foi este tripulante que numa mensagem posterior, após o incidente, agradeceu a Deus estar vivo e que jamais perderia o seu gosto por voar, fazendo depois o up-load da foto do avião acidentado. Clique aqui para ver o Twitter do piloto.

Twitter de JamyL MD Abubaka Tripulantes do Aviao da IRS Airlines Acidentado

A companhia IRS Airlines estava à espera deste avião para retomar a sua operação normal, já que estava privada dele desde o final do ano passado, quando tivera um problema num trem de aterragem. A situação deficitária de muitas companhias aéreas africanas de pequena dimensão e alguma permissividade das autoridades aéreas, nomeadamente na África Central, permitem a existência de companhias com muito pouca dimensão e com muitas deficiências operacionais, em que a idade dos aparelhos não é sequer o problema mais grave.

As últimas notícias sobre a localização do aparelho são pouco claras. Embora a foto do estado em que o avião ficou já percorra a Internet, consta que as autoridades do Níger, país onde o Fokker 100 aterrou, ainda não encontraram a aeronave acidentada.

 

(Actualizaremos esta notícia logo que tenhamos novos elementos)

 

  • A foto de abertura desta notícia é da autoria do piloto Jamyl MD Abubakar e foi enviada pela sua conta Twitter através do telefone celular

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...