Força Aérea Brasileira despediu-se do Super Puma – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

“Uma missão que me marcou muito foi a enchente em Santa Catarina em 2008, quando todo o Vale do Itajaí estava embaixo d’água. Nós transportamos cerca de cem pessoas por dia durante quase um mês”. O depoimento é do Major Aviador Aislan Brum Cursi, piloto e Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Puma (3°/8° GAV). A unidade localizada no Rio de Janeiro (RJ) se despediu na última sexta-feira, dia 27 de novembro, da aeronave em questão: o H-34 Super Puma.

Com capacidade para 27 tripulantes e cerca de quatro toneladas de carga útil, o helicóptero H-34 Super Puma ficou 29 anos em operação nessa unidade aérea, onde cumpriu mais de 48 mil horas de voo em diversas missões. Entre elas, o transporte dos Papas Bento XVI e Francisco, de comitivas presidenciais, de pessoas desabrigadas e a realização de evacuações aeromédicas. Mais recentemente, em novembro, a aeronave ajudou a combater o incêndio na Chapada Diamantina, na Bahia.

“O H-34 é um helicóptero de porte médio, o que possibilita uma capacidade grande de transporte de carga e de pessoas. E isso facilita o emprego do helicóptero em um País grande como é o nosso. Isso é um diferencial que a aeronave tem”, destacou o Major Cursi, que possui mais de 2.500 horas de voo no H-34.

 

Substituído pelo H-36 Caracal

Agora o 3°/8° GAV vive um momento de mudança. O esquadrão substitui a antiga aeronave pelo helicóptero H-36 Caracal. Mais moderno, o H-36 tem o diferencial de cumprir também à noite as mesmas missões do H-34. O helicóptero possui, ainda, um sistema automático de controle de voo, o que confere mais possibilidades para a aeronave, como facilidade de navegação durante o mau tempo.

Segundo o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Eduardo Barrios, a periodicidade de manutenção da nova aeronave é mais espaçada, o que permite maior disponibilidade do H-36 Caracal. “Com isso, o H-36 está mais tempo disponível para atender a nossa sociedade em qualquer momento de calamidade pública ou de um acidente aéreo. Então, nós temos mais capacidade de dar uma maior pronta-resposta”, ressaltou.

 

  • Texto, vídeo e foto (autoria: tenente Vidal) distribuídos pela Força Aérea Brasileira (FAB)
  • A FAB colocou um vídeo no canal You Tube, que mostra o helicóptero H-34 Super Puma em atuação na Chapada Diamantina, Estado da Bahia, e outras missões da FAB.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Avião ligeiro despenha-se no Gramado (Rio Grande do Sul, Brasil) – Morreram os 10 ocupantes

Um avião ligeiro bimotor turboélice Piper PA-42-1000 Cheyenne 400,...

Lisboa na lista dos aeroportos com melhor desempenho no tratamento de bagagens

O Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa perde ou danifica apenas 0,16%...

Avincis explora opções para um novo centro global de excelência de formação na Europa

A Avincis, a maior prestadora de serviços aéreos de...