Força Aérea Brasileira recebe primeiro Gripen E para testes – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A fábrica de aviões sueca Saab fez uma entrega simbólica do primeiro avião Gripen E à Força Aérea Brasileira. Este primeiro aparelho vai iniciar o programa de testes de voo que irão ter lugar, até final do ano, na Suécia, mudando-se depois para o Brasil, onde haverá um maior envolvimento dos pilotos e engenheiros brasileiros, explicou a empresa europeia fabricante de equipamentos de defesa.

A cerimónia teve lugar em Linköping, na Suécia, nesta terça-feira, dia 10 de setembro. Estiveram presentes Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa do Brasil; Tenente Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, Chefe da Força Aérea Brasileira; Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, embaixador do Brasil na Suécia; Tenente Brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Brasileira; Peter Hultqvist, ministro sueco da Defesa; Major General Mats Helgesson, Comandante da Força Aérea Sueca; e representando Saab Håkan Buskhe, presidente executivo da empresa; e Jonas Hjelm, vice-presidente executivo e chefe da área de negócios da Saab Aeronáutica.

Foto © SAAB/Lasse Hejdenberg

O Brasil terá um dos aviões-caças mais avançados do mundo

“Juntamente com a indústria brasileira, tenho orgulho de fazer parte da construção de uma parceria estratégica de longo prazo com o Brasil e a Força Aérea Brasileira. Com o Gripen, o Brasil terá um dos caças mais avançados do mundo e o programa de transferência de tecnologia permitirá ao Brasil desenvolver, produzir e manter caças supersônicos ”, diz Håkan Buskhe, presidente e diretor-geral executivo da Saab.

“O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e promove uma parceria que garante a transferência de tecnologia para o Brasil, fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial nos dois países”, afirmou, por seu lado, Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa do Brasil.

“O F-39 Gripen representa um salto tecnológico significativo na aviação de caça para a Força Aérea Brasileira. É também um ótimo exemplo de desenvolvimento colaborativo baseado na transferência de tecnologia e na promoção da indústria de defesa. Assim, a Força Aérea Brasileira agora possui uma nova plataforma multi-missão para o cumprimento de suas ações de controle, defesa e integração do território nacional. Desde sua concepção, o programa Gripen beneficiou a sociedade brasileira. Estou muito feliz por fazer parte desse momento histórico da aviação de caça no Brasil ”, considerou o tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, chefe da Força Aérea Brasileira.

Parceria da Saab com o Brasil começou há cinco anos

A parceria com o Brasil começou em 2014 com o contrato para o desenvolvimento e produção de 36 Gripen, versões E e F, para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos relacionados. A Saab está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira através dos seus parceiros nacionais no programa nacional Gripen, que inclui um abrangente programa de transferência de tecnologia para o Brasil, a ser entregue em aproximadamente dez anos.

As aeronaves brasileiras Gripen E / F são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência de tecnologia e visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas atividades no Brasil. A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves começará no Brasil. O desenvolvimento do Gripen F de dois lugares está progredindo com atividades extensivas na Rede Gripen de Design e Desenvolvimento em Gavião Peixoto, Brasil. As entregas do Gripen F devem começar em 2023.

O Gripen E baseia-se num desenho bem-sucedido a partir de versões anteriores. O Gripen é um caça moderno, com um desenho equilibrado, equipado com tudo o que necessita um caça multifunções, considera a Saab.

Atualmente, cinco países operam o Gripen: Suécia, África do Sul, República Checa, Hungria e Tailândia, e logo se juntará ao Brasil.

F-39 é a designação da Força Aérea Brasileira para o Gripen.

 

  • Foto de entrada © SAAB

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...