Bem-vindo, !|Sair

Força Aérea dos EUA desloca 16 aviões F-16 a Portugal para participar no exercício Real Thaw 2014 que começa amanhã

A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai realizar a partir de amanhã, dia3, e até ao dia 14 de Fevereiro o seu exercício anual tático, o REAL THAW 2014 (RT14).

O RT14 tem como principais objetivos qualificar e aprontar as forças participantes no quadro estratégico dos interesses nacionais e das alianças internacionais de que o país faz parte.

Para o cumprimento dos objetivos estão planeadas missões aéreas e terrestres, que decorrerão em Monte Real, Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego, e que irão testar os militares para operações que possam vir a realizar.

Para além da Força Aérea Portuguesa, da Marinha e do Exército Português participarão a nível internacional, forças dos Estados Unidos da América, da Holanda, da NATO e uma aeronave de guerra eletrónica da COBHAM.

Pela primeira vez no âmbito do RT, os Estados Unidos da América participarão também com aeronaves F-16, destacadas na Base Aérea de Aviano, em Itália. Esta Base Aérea assume um papel primordial nas operações NATO nomeadamente no destacamento de forças para qualquer teatro de operações.

Na Base Aérea N.º5 da FAP, em Monte Real, encontra-se já desde o passado dia 29 de Janeiro um Hércules C-130 americano destacado na Base Aérea de Aviano, em Itália.

A aeronave transportou quarenta militares da área de apoio e armamento de treino que irá ser utilizado no exercício REAL THAW 2014.

O destacamento norte-americano é composto por 16 aeronaves F-16, que aterraram em Portugal no passado dia 30 e Janeiro, 260 militares das áreas de operações, manutenção, proteção da força, informações, logística, comunicações e relações públicas.

 

Informação e foto da Força Aérea Portuguesa (www.emfap.pt)

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica