Força Aérea Portuguesa disponível para o combate aos fogos florestais

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Força Aérea Portuguesa (FAP) afirma que irá corresponder às tarefas e missões que lhe forem atribuídas na gestão e operação dos meios aéreos de combate aos incêndios, embora ainda desconheça a forma de operacionalizar esta medida.

“A Força Aérea irá corresponder a todas as missões e tarefas que lhe forem atribuídas”, declarou à agência noticiosa ‘Lusa’ o porta-voz da FAP, Manuel Costa, num comentário à decisão tomada no sábado, dia 21 de outubro, em Conselho de Ministros de que a Força Aérea Portuguesa “ficará com a gestão e operação dos meios aéreos de combate aos incêndios florestais”.

O porta-voz lembrou que ainda é desconhecida a forma como esta intenção ou medida vai ser operacionalizada, justificando assim não ter comentários adicionais a fazer.

O primeiro-ministro português anunciou no sábado que, na prevenção e combate a incêndios, as Forças Armadas vão ter um papel reforçado no apoio de emergência, ao nível do patrulhamento, e caberá à Força Aérea a gestão e operação dos meios aéreos.

António Costa apontou estas medidas no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, em Lisboa, que durou mais de 11 horas, tendo ao seu lado o titular da pasta da Defesa Nacional, Azeredo Lopes.

Segundo o primeiro-ministro, haverá “um papel alargado” das Forças Armadas no que concerne “ao apoio militar de emergência ao nível do patrulhamento, nas ações de rescaldo, na parte logística, no auxílio junto das populações e, ainda, no que respeita às capacidades no apoio ao processo de decisão”.

A gestão e operação, por parte da Força Aérea, abrangerá os meios próprios de que este ramo das Forças Armadas venha a dispor, mas, igualmente, “a gestão dos meios próprios do Estado e a gestão dos contratos de meios aéreos de combate aos incêndios”, acrescentou o líder do executivo.

Este ano morreram mais de 100 pessoas na sequência dos incêndios florestais em Portugal, entre junho e o corrente mês de outubro.

 

  • A foto de abertura mostra um helicóptero da FAP e é exclusivamente ilustrativa.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...