O Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) assinou nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, um contrato de prestação de serviços de consultoria com o consórcio constituído pelas empresas ‘Japan Airport Consultants’, ‘Ehira Architects and Engineers’, ‘Oriental Consultants Global’ e ‘Nippon Koei’, no âmbito do projeto de reabilitação do Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, na cidade de Díli.
O acordo foi assinado pelo Diretor-Geral do MTC, Constantino Soares, e pelo representante do consórcio referido, Keiyo Nishio, na presença do ministro dos Transportes e Comunicações, Miguel Manetelu, do Embaixador do Japão em Timor-Leste, Tetsuya Kimura, e do representante da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA) em Timor-Leste, Ito Mimpei.
Conforme fonte governamental, o contrato em apreço visa a elaboração do projeto de execução de engenharia para a construção do novo terminal de passageiros, inserido no plano de modernização do Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, para assegurar o aumento da capacidade de atendimento de passageiros e a conformidade com os padrões internacionais de segurança e operação aeroportuária.
Intervindo no evento, Miguel Manetelu, referiu a importância do projeto em apreço para o desenvolvimento do setor da aviação no país. “Este este contrato representa um passo decisivo na concretização do compromisso do Governo em melhorar a infraestrutura aeroportuária e reforçar a ligação de Timor-Leste com os outros países”, disse o governante no seu discurso, em Díli.
Por sua vez, Tetsuya Kimura afirmou que o Governo japonês contribuirá para a renovação do terminal de passageiros, disponibilizando assistência financeira da JICA.
“Este projeto é uma aspiração de longa data de Timor-Leste. O terminal de passageiros é o rosto da nação, a porta para o estrangeiro e um símbolo do país. Este projeto assegura a conetividade internacional que é essencial para a promoção do turismo e o desenvolvimento das indústrias. Contribuirá significativamente para a breve adesão do país à ASEAN [Associação das Nações do Sudeste Asiático]”, concluiu.
- Notícia distribuída pela TATOLI – Agência de Notícias de Timor-Leste