Bem-vindo, !|Sair

Garmin anuncia novidades para aviacão geral, helicópteros e ultra ligeiros

Foi apresentado no  decorrer da semana passada, na convenção nacional de construtores de equipamentos electrónicos, em Nasville (EUA), dois novos produtos da Garmin, que podem servir de importantes ‘updates’ de segurança ou ‘backups’ para os aviões dos nossos leitores. Trata-se do indicador de ângulo de ataque GI260 e do indicador do radar de altímetro GRA 55.

O GI 260 é um sistema que permite melhorar a segurança no voo, o que implica uma instalação fácil nos vários modelos de aviação geral.
Este tipo de aparelhos de medição de ângulo de ataque (Angle Of Attack- AOA) tem sido tema de discussão nos Estados Unidos nos últimos tempos, quando as várias organizações de pilotos e indústria de aviónicos pressionaram a FAA para a aprovação da utilização destes instrumentos na aviação geral.
O argumento de que muitos acidentes seriam evitados, sobretudo os derivados de desorientação espacial, que originam acidentes fatais (Control Flight into Terrain), junto com a pressão de diversas entidades. fizeram com que a FAA flexibilizasse a certificação e introdução nos aviões.

Ao contrário dos indicadores de reserva de ‘lift’ normais, o GI 260 oferece uma tecnologia mais avançada e padronizada na indústria e sobretudo uma leitura de avisos audios melhorada, durante todas as fases do voo.

Este sistema consiste num indicador, um pitot (AOA) e um GSU 25 air data computer. Um pitot com aquecimento é opcional.

O indicador do radar de altímetro GRA 55, que utiliza o princípio de radar para medir a altitude, permite ao piloto seleccionar a altitude desejada facilmente, e assim que o avião chega à altitude de decisão o sistema avisa sonoramente através de voz, “miniumums, minimums”, ou em tom audio.

Este sistema de radar é uma boa notícia também para os proprietários de ultra ligeiros e helicópteros pois tem um custo reduzido, e trabalha de modo a permitir uma consistente e precisa posição acima do solo, mesmo nos cenários mais difíceis como terrenos acidentados, copas de árvores altas, areias e águas agitadas.

Estes sistemas estão previstos ser postos à venda a partir de Abril com preços indicativos de 2800 euros para o GI 260, e de 8700 euros para o Pack GRA 55/GI 205 que já inclui as antenas.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica