Globalia e IAG chegam a um acordo para a venda dos restantes 80% da Air Europa Holding

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 

  • A operação reforça o valor da companhia aérea e o seu papel fundamental no hub Madrid-Barajas, especialmente na conectividade com a América Latina e as Caraíbas.

  • O acordo, enquanto se aguarda a aprovação das autoridades da concorrência, promoverá o desenvolvimento de novas rotas e reforçará a indústria do turismo nacional.

  • A avaliação da operação é de 500 milhões de euros para o capital próprio da empresa.

 

A Globalia, empresa-mãe da Air Europa, e a IGA – International Airlines Group (dona da British Airways, Iberia e Aer Lingus entre outras companhias aéreas europeias), chegaram a um acordo para a venda da empresa espanhola de transporte aéreo Air Europa.

O acordo, revelado oficialmente pelos dois grupos ao fim da tarde desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, em Madrid, envolve a aquisição pela IAG dos restantes 80 por cento da Air Europa por 400 milhões de euros. A IAG tinha pago anteriormente 100 milhões por 20 por cento da Air Europa, pelo que o total da operação ascende a 500 milhões de euros.

A operação está ainda sujeita à aprovação das autoridades de concorrência nacionais e europeias, pelo que só quando houver essa indicação, será feito o primeiro pagamento de 200 milhões de euros, 100 milhões em dinheiro e 100 milhões em acções da IAG (ao preço fixado na assinatura deste acordo), o que fará da Globalia um dos principais acionistas do grupo IAG.

Os outros dois pagamentos, de 100 milhões de euros cada, serão efetuados no primeiro e segundo aniversário, respetivamente, da aprovação deste negócio.

O acordo está sujeito à aprovação das autoridades da concorrência, bem como da SEPI e do ICO. Da mesma forma, estabelece uma compensação de 50 milhões de euros como taxa de rescisão no caso de a aquisição não se poder materializar. Até à data em que ocorrer a aprovação por parte das entidades de todos os países envolvidos e da Comissão Europeia, ambas as empresas continuarão a concorrer no mercado de transporte de passageiros e cargas.

Esta operação reforça o valor da empresa e destaca a solidez do projeto Air Europa. Do mesmo modo, constitui uma notícia de grande alcance para o impulso definitivo do pólo estratégico de Madrid-Barajas. O projeto irá consolidar a oferta de conectividade aérea entre a Europa e a América, especialmente com a América Latina e a região das Caraíbas, onde a Air Europa tem uma vasta rede de destinos e uma sólida presença e reconhecimento, estabelecendo, por sua vez, uma sólida ligação do continente americano à Ásia e ao Médio Oriente. “Isto permitirá à Espanha competir em pé de igualdade com outros centros de ligação europeus e contribuirá não só para acelerar o desenvolvimento económico de ambos os lados do Atlântico, mas também para a recuperação da indústria do turismo com a implementação de um novo modelo, mais inovador, sustentável e rentável”, revela o comunicado oficial distribuído em Madrid.

Jesús Nuño de La Rosa, presidente executivo da Air Europa Holding, considera que “o acordo alcançado com a IAG apoia o sucesso do plano levado a cabo para consolidar a Air Europa como uma referência internacional após a pandemia, demonstrando a sua viabilidade e bom trabalho, antes e depois da maior crise no sector aeronáutico”.

“Este marco não teria sido possível sem o enorme esforço feito por todo o pessoal da Air Europa, que, ao longo destes anos, demonstrou uma resiliência e capacidade de trabalho inigualáveis, garantindo sempre a mais alta qualidade de serviço aos clientes da Air Europa”, acentua o responsável pela gestão da companhia aérea do Grupo Globalia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...