O primeiro voo da companhia brasileira GOL – Linhas Aéreas Inteligentes, de Recife, capital do Estado de Pernambuco, para a ilha de Fernando de Noronha, utilizando uma mistura com bioquerosene será no próximo dia 5 de Junho.
O combustível é fabricado a partir do açúcar da cana-de-açúcar. Inicialmente, o bioquerosene virá de São Paulo, da cidade de Brotas, fabricado pela empresa de origem americana ‘Amyres’.
A ideia é criar uma infraestrutura para fazer a mistura com o bioquerosene no Aeroporto do Recife, e depois certificar os voos que usam o produto como verdes, que vai diminuir as emissões de carbono dos aviões. Pela lei, podem ser adicionados até 10% desse produto, cujas características são iguais às do querosene fóssil usado na aviação.
A ideia é que a produção do combustível verde seja feita em Pernambuco. Para isso o governo pernambucano diz ser necessário a implantação de uma biorrefinaria para transformar o açúcar em bioquerosene.
A iniciativa de fazer voos para Noronha com bioquerosene surgiu depois do Projeto Carbono Neutro, o qual mostrou que 55% das emissões de carbono do arquipélago são geradas por aviões.
- Notícia publicada por ‘Diário de Bordo’ newsletter de Turismo & Negócios do site do jornalista Ivonildo Lavor, de Fortaleza, Ceará