O Governo Regional dos Açores vai pagar mais de 13 milhões de euros à SATA Air Açores para compensar a companhia aérea pelo aumento de voos não previstos nas ligações entre as ilhas.
Na apresentação das deliberações do Conselho do Governo Regional, realizado no passado dia 31 de agosto, o subsecretário da Presidência anunciou que o executivo autorizou o pagamento de 13,835 milhões de euros à SATA Air Açores (companhia responsável pelas ligações interilhas), por serviços prestados entre 1 de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022.
Este pagamento deve-se à “reposição do equilíbrio financeiro do contrato de concessão dos serviços de transporte aéreo regular no interior” da região autónoma, salientou Pedro Faria e Castro.
Segundo o governante, que falava aos jornalistas no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, a transportadora “tem efetuado voos não previstos, por forma a acomodar o crescente número de passageiros encaminhados”.
“O Governo Regional solicitou a uma entidade independente uma avaliação com vista a efetuar o cálculo da carga extracontratual no que concerne aos prejuízos incorridos pela concessionária do serviço público de transporte aéreo no interior da região, a qual confirmou e quantificou a sua existência”, adiantou o executivo açoriano.
Faria e Castro lembrou que os passageiros desembarcados nos voos interilhas aumentaram de 2020/2021 para 2021/2022 em cerca de 48 por cento.