Governo brasileiro afirma que está mais atento à aviação geral no País

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro da Aviação Civil do Brasil, Moreira Franco, afirmou que é preciso dar mais atenção à aviação geral e, também, ouvir atentamente aqueles que representam o setor: fabricantes de aeronaves e peças, escolas de aviação civil e empresários, além dos próprios pilotos. Segundo ele, não se pode prescindir dessa experiência .

E foi com essa experiência que Moreira Franco teve contato ao visitar a EAB Air Show 2014, em Maringá, no Estado da Paraná, uma das principais feiras de aviação civil da América Latina. O evento, realizado no Aeroporto Regional Sílvio Name Junior, em Maringá, reuniu representantes do vários estados brasileiros, além de países como Estados Unidos, França e Itália, e teve o objetivo de gerar negócios e debater as tendências do setor.

O comandante Décio Moreira, organizador da feira, reclamou, por exemplo, que “o transporte aéreo virou costeiro, passando a atuar principalmente nas cidades do litoral e se esquecendo do interior do País”. “Antigamente, eram 441 cidades atingidas pelo transporte aéreo no Brasil. Eu voava com um DC3, com capacidade para 26 passageiros, a 250 quilómetros por hora. Hoje, voa-se com 120 passageiros a mil km por hora, mas não é possível chegar a todos os cantos”, lamentou.

Já um dos diretores da empresa Edra Aeronáutica , Rodrigo Scoda, pediu que o controle de tráfego aéreo nos aeroportos funcione para ajudar a manter os aviões no ar e não para não deixá-los voar. Ele também solicitou a redução no preço do combustível para as aeronaves. “O combustível é responsável por 40% dos custos das empresas”, afirmou. Segundo Scoda, também é crucial o uso da aeronave leve esportiva no treinamento dos pilotos. “Isso impulsionaria a nossa indústria”, explicou.

O ministro ouviu atentamente os profissionais e investidores que representam o setor durante a visita aos estandes da feira que, a partir de agora, terá edição anual na cidade paranaense. Moreira Franco aproveitou para falar sobre as obras de melhorias previstas para o aeroporto, estimadas em 56,8 milhões de reais: ampliação e recuperação da pista de pouso e decolagens para 2.380m x 45m; ampliação da área contra incêndio para 110m; modernização das instalações e ampliação do terminal de passageiros para 4.285 metros quadrados; redirecionamento dos pátios das aeronaves; construção de nova taxiway; para melhorar a circulação do transporte de carga; e instalação do sistema ILS CAT I, de aproximação de instrumentos.

“Essas medidas que irão melhorar o Aeroporto de Maringá representam um fato novo. E tudo que anda em conjunto com esse processo pode ser considerado um fato consumado. Essa é uma ação de Estado. Começamos a melhorar o setor aéreo quebrando o monopólio de gestão de aeroportos, por exemplo. Assim, já vemos os nossos principais aeroportos brasileiros no nível dos melhores do mundo”, afirmou o ministro. “Nossa ideia, com o Plano de Aviação Regional, é deixar 270 aeroportos em condições de uso em todo o País e fazer com que 95% da população tenha acesso a um aeroporto a menos de 100 quilômetros de distância”, concluiu.

 

Polo Aeronáutico

Moreira Franco também felicitou o prefeito Carlos Roberto Pupin pelo lançamento do Polo Aeronáutico de Maringá. O polo prevê uma área reservada para a instalação de indústrias ligadas ao setor aéreo, como fábricas de peças e aeronaves de pequeno porte. A área que vai abrigar o polo foi obtida ao custo de 150 milhões de reais, utilizados na desapropriação de terrenos localizados em fazendas. O prefeito Pupin explicou que o município vai reaver o montante com a arrecadação de impostos, no projeto que pode ser considerado autossustentável.

“Vamos fazer um grande investimento no aeroporto de Maringá. Precisamos prepará-lo para ele se transformar em um grande centro de carga. O empreendimento deve estar vinculado a um conceito de mobilidade, com ferrovia e rodovia ao lado. O programa ainda contempla 15 aeroportos do estado”, disse Moreira Franco.

 

  • Texto com base em matéria distruibuída pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República do Brasil

1 COMENTÁRIO

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...