Bem-vindo, !|Sair

Governo brasileiro fiscaliza aviões ligeiros em aeroportos secundários

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Federal e a Receita Federal estiveram na semana passada nos aeroportos dos Estados de Mato Grosso (na imagem) e de Mato Grosso do Sul, onde cumpriram a operação ‘Voe Seguro’. A acção ocorreu simultaneamente em 13 aeródromos da região. O objectivo é aumentar a segurança nos voos, evitando infracções às regras do sector e do transporte irregular de passageiros.

A operação naqueles estados é parte de um processo de fiscalização que já foi iniciado por aquelas entidades em Janeiro de 2013, com a participação de diversos órgãos do governo federal. Esta foi a quinta fiscalização conjunta. Só na última operação conjunta, que aconteceu na Região Norte em Setembro de 2013, foram feitas mais de 140 abordagens em aeronaves, das quais 38 foram impedidas de voar por apresentarem irregularidades que poderiam comprometer a segurança de voo.

As aeronaves são abordadas pelos fiscais ainda na pista de aterragem, quando se preparam para descolar. Além disso, também é feita a monitorização das regras de tráfego aéreo e dos perfis dos voos, previamente informados pelo piloto no plano de voo. A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem 24 inspectores envolvidos directamente na realização da operação.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica