Governo esclarece mudanças previstas para as bases aéreas de Sintra e de Beja

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro português de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, retificou o que disse esta quinta-feira, dia 21 de novembro, quando afirmou que a Base Aérea nº1 de Sintra vai deslocar-se para Beja já na primavera.

Afinal, esclarece fonte oficial do ministério, o ministro referia-se “à transferência da Esquadra 101 de Sintra para Beja, decidida pelo Governo na Resolução do Conselho de Ministros 94/2019”.

Este esclarecimento surge depois de o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, ter desmentido Siza Vieira. Em declarações à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’, o autarca garantiu que “é evidente que a base aérea não sai de Sintra”, acrescentando que já falou com o ministro da Defesa sobre o assunto.

“Não sei o que disse o ministro da Economia, mas vi a notícia que foi dada, que põe na boca do ministro determinadas afirmações que não correspondem ao que diz a resolução do Conselho de Ministros, que não diz que a base aérea de Sintra é transferida para Beja. Isso criou em Sintra um clima de desconforto que era necessário esclarecer”, afirmou Basílio Horta à ‘Lusa’.

O ministro Siza Vieira Siza tinha afirmado no 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, em Viana do Castelo, que “a deslocação da Base Aérea nº1 de Sintra para Beja já na primavera do próximo ano vai libertar muitos constrangimentos na gestão do espaço aéreo na proximidade do aeroporto de Lisboa e permitir mais movimentos com menos constrangimentos do que aqueles que se verificam”.

O presidente da Câmara de Sintra garantiu depois que a base aérea não será deslocada, sendo que será até reforçada com a instalação do Centro de Formação Multinacional de Helicópteros Militares da União Europeia. “A resolução n.º 94/2019 do Conselho de Ministros apenas determina a transferência da esquadra de voo 101, da base aérea n.º 1, em Sintra, para a base aérea n.º 11, em Beja, até 22 de abril de 2020. A resolução determina ainda a transferência da esquadra de voo 552 de helicópteros, da base aérea n.º 11, em Beja, para a Base Aérea n.º 1, em Sintra”, esclarece a autarquia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...