Governo está disponível para avaliar a proposta dos Pilotos em relação à TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro português das Infraestruturas disse, em entrevista à rádio Antena 1, que o Governo pode avaliar a proposta de cortes salariais que os pilotos da TAP apresentaram, para evitar mais despedimentos, e que é similar às condições aplicadas na Lufthansa.

“Nós estamos disponíveis e o sindicato de pilotos da TAP” já fizeram “uma proposta que tem como objetivo evitar o número de despedimentos que estão previstos no que diz respeito aos pilotos”, afirmou Pedro Nuno Santos, em entrevista à Antena 1.

“Nós estamos disponíveis para fazer essa avaliação. Ainda não vi [a proposta], aquilo que me disseram é que é proposto um corte maior e nós não estamos fechados a isso, é uma avaliação que se tem de fazer, cortes salariais maiores para se substituir despedimento”, prosseguiu o governante.

Questionado sobre está disponível para avaliar essa possibilidade, Pedro Nuno Santos foi perentório: “Obviamente que estamos”.

“Estamos dispostos a aceitar as mesmas condições que forem aplicadas aos pilotos da Lufthansa. Os meios de produção são os mesmos”, afirmou o presidente do SPAC, Alfredo Mendonça, em conferência de imprensa, em Lisboa, na passada sexta-feira.

A companhia aérea alemã despediu cerca de 20% dos trabalhadores e fez cortes salariais de 45% no caso dos pilotos e de 25% nos restantes.

Questionado sobre se essa disponibilidade é só a nível dos pilotos, o ministro disse que “não”, embora tenha salientando que “as outras áreas da empresa ganham muito menos, portanto a margem para cortarem salários é também muito menor”.

O Governo Português entregou, na quinta-feira, dia 10 de dezembro, à Comissão Europeia (CE), em Bruxelas, a proposta inicial do plano de restruturação da TAP, que prevê para o próximo ano um auxílio do Estado de 970 milhões de euros, anunciou o executivo.

O Governo estima que a TAP tenha condições para começar a devolver os apoios do Estado em 2025, mas até lá poderá ter de receber um valor superior a 3,7 mil milhões de euros, segundo o ministro das Infraestruturas.

Antes, o SPAC e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) tinham apelado ao Governo que negociasse com Bruxelas o adiamento da apresentação do plano de reestruturação da TAP, denunciando que este está baseado em previsões de mercado “completamente desatualizadas”.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...