Governo Português apela à “paz social” no seio dos trabalhadores da TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, mostrou “preocupação quanto ao plano de reestruturação em curso” na TAP, e apelou à “paz social”, revelou nesta quinta-feira, dia 16 de março, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC).

Em comunicado distribuído em Lisboa, o SINTAC afirma que foi convocado para uma reunião com o governante, esta semana, em conjunto com outras organizações representativas dos trabalhadores da transportadora, tendo sido informado de que “a destituição da atual CEO [presidente executiva, Christine Ourmières-Widener] ainda em funções, segue os procedimentos legais para a efetivação da sua saída” e que “por outro lado a desvinculação do novo CEO da SATA [Luís Rodrigues] já estará a decorrer, pelo que, a previsão de entrada em funções não ocorrerá antes do mês de abril 2023”.

Além disso, destacou o sindicato, o ministro “mostrou a sua preocupação quanto ao plano de restruturação em curso”, apontando o processo de negociação dos acordos de empresa e apelando a “que vise a desejada paz social, pois sem este fator resolvido torna-se difícil atingir os objetivos”.

Quanto a este tema, o SINTAC informou Galamba que “no que toca à negociação dos acordos de empresa” já “fez chegar a sua proposta em conjunto com a plataforma de sindicatos criada que representa parte significativa do universo de trabalhadores”.

Por fim, “ultrapassado o pressuposto da paz social” o ministro disse, segundo a organização sindical, “que uma das grandes exigências na privatização da TAP” é garantir “que o hub de Lisboa fique assegurado pelos interesses estratégicos que a TAP representa”.

No dia 9 de março, o ministro das Infraestruturas disse que o Governo quer que a ainda presidente executiva da TAP cesse funções “o mais rapidamente possível”, mas não está ainda decidido quem fica ao comando até à chegada do novo CEO, em abril.

“Essa matéria ainda não foi decidida, [quem fica na liderança até à chegada do novo presidente executivo], mas a ideia é que a CEO da TAP deixe de desempenhar funções o mais rapidamente possível”, afirmou João Galamba aos jornalistas.

Na sequência do relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) sobre o processo de rescisão da TAP com Alexandra Reis, que apontou falhas graves, o Governo decidiu demitir o presidente do Conselho de Administração da companhia aérea, Manuel Beja, e a presidente executiva, Christine Ourmières-Widener.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...