Governo vai proibir voos no Aeroporto de Lisboa entre a uma e as cinco horas da madrugada

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro das Infraestruturas anunciou nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, que vão ser proibidos os voos do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, durante as 01h00 e as 05h00, após conclusões do grupo de trabalho sobre os voos noturnos.

“O grupo de trabalho sobre os voos noturnos [em Lisboa] já concluiu e posso anunciar aqui que nós vamos implementar um hard curfew [restrições] que vai impedir voos entre a 01h00 e as 05h00 da manhã”, avançou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que foi ouvido na Assembleia da República, no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2025.

O governante, que respondia à deputada Isabel Mendes Dias, do partido Livre, considerou que se trata de “um passo gigantesco” em relação ao que acontece atualmente.

Miguel Pinto Luz lembrou as críticas de municípios, autarcas e cidadãos relativamente ao ruído causado pela circulação de aviões, bem como relativamente à poluição, e reiterou o objetivo do Governo Português.

Na quarta-feira, cerca de três dezenas de moradores de bairros de Lisboa e Loures afetados pelo ruído e poluição causados pelo aeroporto de Lisboa manifestaram-se ao fim do dia junto à estrutura aeroportuária reclamando, entre outros, o direito ao descanso.

O protesto, organizado pela plataforma “Aeroporto fora, Lisboa melhora”, juntou cidadãos dos bairros do Areeiro, Alvalade, Campolide, Campo de Ourique, Camarate, Lumiar, São João da Talha, que com cartazes e palavras de ordem gritaram contra a inação das autoridades.

Perto da saída da estação de metro do Aeroporto, os cidadãos reivindicaram o fim dos voos noturnos, a não expansão e o encerramento do aeroporto, além da construção urgente do novo aeroporto de Lisboa fora da cidade e de um novo pulmão verde na cidade.

Em setembro, o executivo da Câmara Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade uma moção em que defende a redução do número de movimentos por hora no Aeroporto Humberto Delgado e recusa qualquer aumento da capacidade aeroportuária.

De acordo com uma portaria de 2004, está estabelecido o máximo de 91 movimentos aéreos semanais e 26 diários entre a 00h00 e as 06h00.

Aquela portaria estabelece ainda que a autorização de movimentos aéreos durante o período noturno está condicionada aos níveis de ruído das aeronaves utilizadas.

A associação ambientalista ‘Zero’ tem feito reiteradas denúncias de desrespeito dos limites previstos.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

BAA Training expande programa ‘Pilot Runway’ para a Polónia e Bulgária

A BAA Training, fornecedor líder internacional de formação em...

Lucro da Air France-KLM cai 68% para 380 milhões até setembro

A Air France-KLM registou um lucro de 380 milhões...

Comac C919 da Air China aterra pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Macau

Um avião de passageiros Comac C919, de fabrico chinês,...

Tribunal da Relação de Lisboa reverte decisão e condena piloto por mortes em praia da Caparica

O Tribunal da Relação de Lisboa reverteu a decisão...