O governo da Grécia disponibilizou dois aviões pesados anfíbios para apoiarem no combate aos incêndios em Portugal na sequência do pedido de apoio ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
Uma nota governamental, emanada do Ministério da Administração Interna (MAI), distribuída na manhã deste sábado, em Lisboa, indica que dois aparelhos Canadair, devem chegar a Portugal no domingo à tarde, “sendo de imediato integrados no dispositivo” de combate a incêndios.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio rural, o Governo Português determinou neste sábado a declaração da situação de alerta no continente, que vai vigorar entre as 00h00 do dia 21 de agosto e as 23h59 do dia 23 de agosto.
A União Europeia (UE) anunciou, na quinta-feira, dia 18 de agosto, em comunicado, que já mobilizou neste “Verão difícil” 29 aviões, oito helicópteros, 360 bombeiros e mais de uma centena de veículos para responder a pedidos de assistência em toda a Europa ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
A Comissão Europeia acrescentou que, “além disso, o serviço de cartografia de emergência por satélite ‘Copernicus’ da UE foi ativado para fogos florestais 46 vezes, por 15 países” e que “cerca de 150 bombeiros da Bulgária, Roménia, Alemanha, França, Finlândia e Noruega foram destacados para a Grécia em julho e agosto para apoiar os bombeiros locais”.