Greve dos controladores aéreos belgas atrasa tráfego na Europa

Uma greve espontânea dos controladores aéreos belgas está a atrasar os voos que circulam na Europa, e o movimento nos aeroportos da Bélgica.

O espaço aéreo belga está encerrado desde as 09h30 locais da manhã desta quinta-feira, dia 16 de maio, e só será reaberto pelas 13h00 locais (11h00 UTC), segundo informação do Eurocontrol e do Aeroporto de Bruxelas.

A greve foi decretada pelos trabalhadores da ‘Skeyes’, oficialmente designada por ‘Belgiancontrol’, entidade que presta serviços de navegação aérea e controlo de tráfego aéreo no espaço que está atribuído e é controlado pelo Estado Belga.

A paralisação apanhou de surpresa os aeroportos e as companhias aéreas se bem que os trabalhadores tenham vindo a avisar desde há algum tempo que iriam “tomar ações industriais” contra a empresa.

O Aeroporto de Bruxelas nas suas contas nas redes socais lamentou o impacto desta greve imprevista e anunciou que empregados do aeroporto e equipas de voluntários estavam nos terminais a oferecer água e ‘snacks’ aos passageiros atrasados.

Autoridades aeroportuárias da Bélgica estimam que esta paralisação afete cerca de 200 voos na manhã desta quinta-feira, dos quais cerca de metade sejam cancelamentos, com prejuízos de muitos milhares de euros para as companhias aéreas.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica