Greve na Alitalia e Air Italy cancela centena e meia de voos

A greve convocada pelos sindicatos italianos que representam o pessoal de bordo (pilotos e tripulantes de cabina) vai provocar nesta segunda-feira, dia 25 de março, o cancelamento de cerca de 150 voos das companhias Alitalia e Air Italy, de acordo com fontes dessas companhias aéreas, que previnem ainda os seus clientes para eventuais atrasos nos voos seguintes.

Os sindicatos dos trabalhadores do transporte aéreo, que representam os pilotos e comissários de bordo das duas companhias, convocaram uma greve de quatro horas na Alitalia, entre as 10 e as 14 horas locais ( 09h00 às 13h00 UTC) e de 24 horas na Air Italy.

A Alitalia, companhia de capitais públicos, informou que, pelo menos, 95 voos dos 550 previstos para esta segunda-feira, serão cancelados devido a greve, mas a empresa garantiu a colocação de todos os passageiros em outros voos ou reembolso do dinheiro gasto na aquisição dos bilhetes não voados.

Quanto à Air Italy, companhia que é propriedade do Grupo AQA, uma holding constituída pelas companhias Alisarda e Qatar Airways, não há indicação do número de voos afetados, mas estima-se em cerca de meia centena.

Os sindicatos italianos alertam contra o facto de estarem a ser feitos contratos de trabalho à revelia da legislação em vigor, com naturais prejuízos para os trabalhadores. Exigem que sejam assinados de acordo com a legislação nacional vigente, alertando para isso os trabalhadores que estão a criar novos vínculos de trabalho com as companhias aéreas.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica