Grupo Fosun lidera recapitalização da Thomas Cook Airlines

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Grupo Fosun Turismo, parte do Grupo Fosun Internacional, com sede na China, vai adquirir 75% do negócio das operadoras de turismo e 25% das companhias aéreas do grupo britânico Thomas Cook, revela um comunicado do grupo chinês distribuído na manhã desta quarta-feira, dia 28 de agosto.

A Fosun Turismo irá investir nesta operação 450 milhões de libras esterlinas (cerca de 497 milhões de euros ao câmbio do dia), em dinheiro fresco, para acorrer imediatamente a problemas de tesouraria do grupo, do qual os chineses já detêm 18% do capital.

Um outro grupo, constituído por bancos e credores da Thomas Cook, vai investir igual importância para adquirir as restantes ações do grupo britânico: 25% da parte de viagens e turismo e 75% das companhias aéreas.

Este programa de recapitalização da mais antiga empresa de viagens e turismo do mundo está acordado, mas não está concluído, porquanto está sujeito a aprovação das entidades reguladoras e, nomeadamente, a algumas aprovações de créditos por parte dos bancos envolvidos no negócio. A concretizar-se será a salvação da Thomas Cook, que desde há vários meses se debate com uma situação financeira muito má. A continuidade da Thomas Cook no mercado, com programas já distribuídos para o Verão de 2020, tinha sido conseguida depois de aturadas negociações com as empresas fornecedoras, nomeadamente hoteleiras, com quem trabalha em todo o mundo.

A Thomas Cook já tinha manifestado, no início do ano, a intenção de alienar a sua divisão de aviação comercial, unidade independente, que inclui companhias aéreas na Alemanha, Dinamarca e Reino Unido. Em junho passado a imprensa europeia da especialidade anunciou que o Grupo Hi Fly, com sede em Portugal, estaria interessado na aquisição. (LINK notícia relacionada). No total as três companhias operam com 48 aeronaves Airbus, a maioria A321. Não há encomendas pendentes.

No total o grupo britânico de viagens e lazer emprega cerca de 21 mil trabalhadores. No ano passado teve receitas totais de 10,6 mil milhões de euros.

 

Grupo chinês tem importantes interesses em Portugal

O Grupo Fosun Internacional é hoje um dos mais destacados conglomerados económicos chineses, em grande expansão internacional. No primeiro semestre deste ano o grupo registou lucros líquidos de 957 milhões de euros, para o que contribuiu os negócios que também tem em Portugal: detém 27,25% do capital do banco BCP e é dono da seguradora Fidelidade e do grupo de hospitais e clínicas Luz Saúde.

Na área do turismo o grupo chinês controla o Club Med e, dado curioso, é dono do clube de futebol inglês Wolverhampton, que é treinado pelo português Nuno Espírito Santo e que inclui na sua equipa principal alguns futebolistas também portugueses.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...