Grupo Ryanair agrava prejuízo mas apresenta perspectiva bastante otimista

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O grupo de companhias aéreas de baixo custo Ryanair perdeu 272,6 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal (abril a junho) deste ano, mais 47% do que em igual período no ano passado.

A empresa com sede em Dublin indicou que a pandemia de covid-19 continua a “causar estragos” no setor apesar de as vacinas e a introdução de certificados digitais na União Europeia terem impulsionado “com força” as reservas para o verão.

Através de um comunicado, o Grupo Ryanair assinala que o trânsito de passageiros aumentou 7,6% no primeiro trimestre, relativamente a 2020, até aos 8,1 milhões de euros elevando a faturação a 196%. Refere também que registou melhorias no índice de ocupação (medição do número de lugares ocupados em cada voo) passando de 61% para 73% tendo verificado um aumento de 116% nos custos operativos, até aos 675 milhões de euros.

“A (pandemia) de covid-19 continuou a causar estragos no nosso negócio durante o primeiro trimestre. A maior parte dos voos foram cancelados durante a Semana Santa porque o levantamento das restrições por parte dos governos na União Europeia foi mais lenta do que o previsto”, explicou Michael O’Leary, presidente executivo da ‘Ryanair Holdings plc’, que integra as companhias aéreas Buzz, Lauda, Malta Air e Ryanair.

De acordo com O’Learey “ainda existe grande incerteza” no setor mas acrescentou que se a “pandemia não provocar mais contratempos” e caso se mantenha o ritmo atual de reservas a companhia pode vir a transportar quase nove milhões de clientes entre julho e 10 de agosto.

Neste contexto, o Grupo Ryanair que lidera na Europa a venda de voos de baixo custo, anunciou em junho que prevê contratar mais dois mil pilotos “na reativação do setor”.

Durante o primeiro trimestre, a equipa de Desenvolvimento de Rotas prosseguiu o seu trabalho com parceiros aeroportuários em toda a Europa, tendo negociado custos aeroportuários mais baixos, incentivos de recuperação e a extensão de muitos acordos de crescimento de aeroportos de baixo custo. Para além dos acordos anteriormente anunciados (como Billund, Riga, Estocolmo, Zadar e Zagreb) e extensões a longo prazo de acordos de crescimento de baixo custo em Londres Stansted (até 2028), Milão Bergamo (até 2028) e Bruxelas Charleroi (até 2030), o Grupo duplicou a sua capacidade em Roma (Fiumicino), acrescentou novas rotas para Helsínquia e lançará novas bases em Turim (Itália) e Agadir (Marrocos) neste Inverno.

Em Junho, a Ryanair recebeu os primeiros três aviões B737-8200 ‘Gamechanger’ da sua carteira de encomendas de 210 aviões. A reação dos passageiros “tem sido surpreendentemente positiva, uma vez que desfrutam do espaço extra para as suas pernas e 40% menos ruído a bordo das aeronaves”. Os novos ‘Gamechanger’, designação comercial que a Ryanair adoptou para os seus Boeing 737 MAX 8, atingirão um total de 60 unidades no Verão de 2022, o que permitirá o crescimento do número de passageiros transportados até 200 milhões/ano antes do primeiro semestre de 2026, diz o Grupo Ryanair.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...