Grupo SATA cancelou 870 voos no ano passado por motivos vários

As duas companhias do Grupo SATA, dono das companhias aéreas portuguesas SATA Air Açores e Azores Airlines, ambas com sede na Região Autónoma dos Açores, cancelaram 870 voos no ano passado, sendo que 658 foram da SATA Air Açores e 212 da Azores Airlines, revela nesta quinta-feira, dia 4 de julho, o jornal ‘Diário dos Açores’.

O jornal, que se publica na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, destaca que comparado com as taxas de cancelamentos de companhias europeias, as companhias do Grupo SATA revelam “uma das taxas mais elevadas de cancelamentos”. Na SATA Air Açores mais de metade dos cancelamentos foram motivados pelas más condições meteorológicas. No caso da Azores Airlines os cancelamentos ocorreram por falta de pessoal tripulante e de aviões nas horas a que os voos estavam programados, além, naturalmente, das condições de mau tempo, que são frequentes nas ilhas, sobretudo no Inverno.

No relatório e contas da companhia não é descrita a verba que a SATA paga aos passageiros em indemnizações, mas se cada passageiro reclamar indemnização, que é no mínimo de 400 euros, os valores serão bastante altos, alerta o ‘Diário dos Açores’.

A agravar a degradação financeira da Azores Airlines está, também, a queda de receitas verificada no ano passado, apesar de ter aumentado no mercado interno (Portugal), de 56 para 64 milhões de euros.

Nas rotas dos EUA registou-se uma quebra nas receitas, de 38 para 32 milhões de euros (com menos 5% de voos e menos 14% de passageiros).

O mesmo aconteceu na rota do Canadá, que baixou de 28 para 19 milhões de euros (com menos 25% de voos e menos 32% de passageiros).

Na operação do resto da Europa aumentou de 10 para 11 milhões de euros. Os contratos de locação dos Airbus A321 (rendas e alugueres) subiram de 10 para 17 milhões de euros, os fretamentos subiram de 11 para 18 milhões, e os maiores gastos verificaram-se nos custos com pessoal, no valor de 30 milhões de euros, e nos combustíveis, 41 milhões de euros.

 

  • Foto © Rui Medeiros

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica