Grupo SATA celebra 83 anos da fundação da ‘Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Para assinalar a data as companhias aéreas do grupo SATA lançaram passatempo nas redes e reproduzem um ritual tradicional no acolhimento a bordo.

A ‘Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos’ fundada a 21 de Agosto de 1941, está a celebrar o seu 83º aniversário. Esta sociedade, deu origem à Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos, SATA.

Companhia aérea de bandeira portuguesa, nascida no arquipélago dos Açores, foi criada para facilitar o transporte de açorianos entre as nove ilhas do arquipélago, então integrado no que eram as denominadas Ilhas Adjacentes de Portugal Continental, juntamente com o arquipélago da Madeira. Depois de 1975 e com a aprovação dos respetivos Estatutos Político-Administrativos dos dois arquipélagos, que obtiveram um estatuto autonómico, passaram a denominar-se Regiões Autónomas de Portugal.

A SATA cresceu e atualmente é um grupo de aviação comercial, com sede e base operacional nos Açores, composto por duas transportadoras aéreas, a SATA Air Açores (voos inter-ilhas) e a Azores Airlines (voos nacionais e internacionais), e uma entidade gestora dos aeródromos do arquipélago dos Açores, a SATA Gestão de Aeródromos. As companhias aéreas do Grupo SATA operam uma rede de rotas regulares (regionais, domésticas e internacionais).

Para celebrar a efeméride, as companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines, lançaram um passatempo na sua página de ‘Instagram’ que incentiva à criação de um vídeo ou fotografia relacionado com a efeméride. O vencedor do passatempo será conhecido no dia do aniversário e receberá uma viagem para duas pessoas, em qualquer voo operado pela SATA Air Açores ou pela Azores Airlines.

Os passageiros que viajam no dia do aniversário nas companhias aéreas do grupo, a SATA Air Açores e a Azores Airlines, irão ser presenteados com um ritual que marcou durante muitas décadas as viagens da SATA Air Açores: a oferta de rebuçados.  Um gesto de simpatia que tinha o propósito de aliviar a pressão que se fazia sentir nos ouvidos em determinadas fases do voo e que faz parte, ainda hoje, das recordações que os viajantes mais antigos preservam. 

O objetivo da fundação da então ‘Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos’, a 21 de agosto de 1941, adquiriu dimensão ao longo dos anos e ganhou asas a 15 de junho de 1947, com o primeiro voo da SATA, Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos, Lda., após uma cerimónia de inauguração oferecida a mais de três centenas de convidados no campo de aviação de Santana, único aeródromo da Ilha de São Miguel, entretanto desativado.

A Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos, Lda. deu lugar à SATA Air Açores, que hoje tem a missão de ligar as nove ilhas do arquipélago entre si, realizando quase 19 mil voos e transportando mais de novecentos mil passageiros por ano e que foi distinguida em 2024 como ‘Europe’s Leading Regional Airlines’ pelos ‘World Travel Awards’.

Faz também parte da mesma história a Azores Airlines, que acrescentou ainda mais ambição à missão de combater o isolamento insular e concretizou o objetivo de tornar mais acessível o arquipélago dos Açores, algo que cumpre através de uma operação aérea doméstica e internacional.  A Azores Airlines realiza cerca de 9.700 voos e transporta mais de um milhão e quatrocentos mil passageiros por ano, tendo sido referida como a primeira escolha dos passageiros que, em 2023, viajaram em época alta para os Açores, segundo o inquérito de satisfação promovido pelo Observatório de Turismo dos Açores. Em 2024 foi distinguida como ‘Europe’s Leading Airline to North America’ pelos ‘World Travel Awards’, no seguimento da consistente aposta que tem vindo a fazer naquele mercado, ao longo dos anos.

O Grupo de empresas SATA decorre da fundação, em 1941, da ‘Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos’. Conta com mais de oitenta anos de história. Tem a sua raiz identitária nos Açores e assume o compromisso de combater o isolamento do arquipélago.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

SITAVA desmente SINTAC e diz que não foi assinado um novo acordo com a administração do Grupo SATA

O SITAVA (Sindicato dosTrabalhadores de Aviação e Aeroportos) distribuiu...

Angola e Moçambique mais perto de um amplo acordo em matéria de serviços aéreos

A Autoridade Nacional da Aviação Civil da República de...