Grupo TAP melhora resultados – 61 milhões de lucro no terceiro trimestre de 2019

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP S. A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses do ano, de 111 milhões essencialmente devido a variações cambiais sem impacto na tesouraria. Excluindo esta variação cambial, o lucro líquido consolidado do Grupo TAP, no terceiro trimestre de 2019, foi de 61 milhões de euros positivos, compensando em mais 50 por cento o prejuízo gerado no primeiro semestre de 2019 (LINK notícia relacionada).

Em 30 de setembro de 2019, o total de disponibilidades consolidadas do Grupo TAP era de 254 milhões de euros, o que compara positivamente com 223 milhões em 31 de dezembro de 2018, revela um comunicado distribuído nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, pela companhia aérea portuguesa, em que a empresa destaca que, pela primeira vez, a sociedade Transportes Aéreos Portugueses, S. A. (TAP) obtém rating de agências internacionais e fica posicionada entre o restrito grupo de empresas sustentáveis no mercado global de aviação. “O rating obtido é elemento chave para continuar o processo de extensão do prazo de maturidade da dívida, permitindo reforçar a solidez financeira da TAP. Este rating reflete a tendência de recuperação dos resultados observada no segundo e terceiro trimestres de 2019”, considera a companhia.

A estrutura societária da TAP – Transportes Aéreos Portugueses SGPS, S. A. (TAP SGPS ou Grupo TAP), que alia a força do Estado Português com a experiência da Atlantic Gateway em aviação, também contribuiu positivamente para o rating, que na opinião do grupo, expressa através deste comunicado de imprensa “confirma o sucesso na implementação do projeto estratégico definido pelos acionistas e valida a estratégia de crescimento em execução pela TAP”.

 

Últimos dados financeiros sobre o Grupo TAP

  • A TAP obtém rating BB-, com outlook estável, pela agência de notação financeira ‘Standard & Poor’s’, aguardando-se a atribuição de rating por uma segunda entidade internacional.
  • Prazo médio da dívida da TAP duplicou em 4 anos, passando de menos de 24 meses no momento da privatização em 2015 para aproximadamente 4 anos no final do terceiro trimestre de 2019. A TAP pretende alongar ainda mais este prazo.
  • Em 2019, a TAP já amortizou mais de 170 milhões de passivo financeiro. O peso da dívida, medido pelo rácio dívida líquida / EBITDAR, diminuiu mais de 40 por cento desde 2015.
  • Acesso a crédito para cobertura do preço do combustível minimiza volatilidade nos resultados da TAP. Já está contratada a cobertura para mais de 50 por cento do consumo previsto de combustível para 2020, a um custo cerca de 4 por cento menor que o preço médio em 2019, o que equivale a uma poupança estimada de 30 milhões de euros para 2020. As condições de cobertura de combustível da TAP para o próximo ano estão entre as três melhores posições na Europa.
  • Receitas consolidadas do Grupo TAP, no terceiro trimestre de 2019, ascenderam a 1 052 milhões de euros, equivalente a um aumento de 6,1 por cento face a igual período do ano anterior, suportado pelo crescimento do mercado norte-americano e pela recuperação do Brasil.
  • Resultado operacional consolidado do Grupo TAP (EBIT) foi de 129 milhões de euros no terceiro trimestre de 2019, equivalente a 12,2 por cento das receitas, em linha com outras empresas congéneres da Europa.
  • O EBIT no terceiro trimestre aumentou 16,5 por cento face a igual período do ano anterior, refletindo a melhoria da evolução das receitas e a redução de 7 por cento no CASK (custo operacional unitário por assento-quilómetro), beneficiando da entrada ao serviço dos novos NEO e do Airbus A321LR, bem como das iniciativas de ganhos de eficiência e redução de custos.

 

Mais passageiros transportados e admissão de mais tripulantes

  • Número de passageiros transportados subiu 11,1 por cento no terceiro trimestre face a 8,9 por cento no segundo trimestre e manteve-sem alteração no primeiro trimestre de 2019, reforçando a tendência de recuperação.
  • Satisfação do cliente (NPS) melhorou 9,2 pontos, devido a investimento na renovação da frota com aviões de última geração, à melhoria da pontualidade, à melhoria contínua no serviço de bordo e sobretudo pela qualidade do serviço prestado pelos trabalhadores.
  • A companhia vai contratar mais de 800 novos colaboradores no próximo ano (2020), dos quais mais de 100 são pilotos e cerca de 600 serão assistentes de bordo, para fazer face ao crescimento da TAP.
 Desde a privatização, o Grupo TAP já contratou mais de três mil colaboradores em Portugal.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...