Um helicóptero ligeiro Ecureuil B3 (matrícula CS-HMH) utilizado no combate a fogos florestais caiu nesta segunda-feira, dia 29 de Junho, na localidade de Lamoso, no concelho de Paços de Ferreira, distrito do Porto, no Norte de Portugal, quando se reabastecia de água naquela localidade, estando o piloto a salvo, disseram os bombeiros.
O piloto, com 37 anos de idade, foi assistido e avaliado numa unidade hospitalar de Penafiel, estando livre de perigo e já com alta clínica.
O incidente verificou-se pelas 13h20 locais. O aparelho está no fundo da lagoa, localizada junto de uma pedreira abandonada.
O helicóptero estava a reabastecer-se para prestar apoio num incêndio florestal em Sanfins, próximo do local do incidente.
Durante a tarde desta segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) distribuiu um comunicado à imprensa em que diz estar “a procurar substituir a aeronave acidentada por outro meio aéreo equivalente em termos de capacidade de operação”, depois de o helicóptero ligeiro que estava estacionado em Baltar, ter caído numa lagoa.
“A aeronave afundou-se, ficando completamente submersa, tendo o piloto, único ocupante nesse momento da aeronave, conseguido sair pelos seus meios, sendo transportado para o hospital Vale do Sousa (concelho de Penafiel), por precaução e vigilância”, referiu a ANPC.
- Na imagem mostramos o aparelho acidentado, um Ecureil B3, matrícula CS-HMH, que é propriedade do Estado Português e está a ser operado pela Heliportugal.