A Helibras e a Airbus Helicopters acabam de dar mais um importante passo no mercado de helicópteros brasileiro. O modelo Super Médio H175 foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e já pode operar no País. O projeto iniciou-se em 2014 com a aprovação da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA). Hoje conta com 17 unidades operando em seis países.
O H175 foi construído especialmente para servir de apoio nas plataformas de exploração petrolíferas e de gás. Oferece a melhor taxa de carga por passageiro/raio de ação (RoA) na categoria de helicóptero médio. O modelo biturbina também conta com grande capacidade para transporte de passageiros chegando a até 18 pessoas e com melhor alcance por ter o maior tanque de combustível de sua categoria.
Entre os marcos do programa recentemente alcançados, está a certificação pela EASA de uma extensão de peso máximo de descolagem (MTOW) de 7.500 kg a 7.800 kg, permitindo aos clientes se beneficiarem de uma carga útil adicional de 300 kg. O MTOW estendido oferece maior flexibilidade operacional, particularmente em operações offshore altamente exigentes. Além disso, a EASA também certificou o H175 com o Rig’N Fly, um procedimento de aproximação automática para as plataformas que reforça a segurança do voo, permitindo a tripulação focar nos parâmetros de voo e no ambiente externo.
Além da versão para as plataformas offshore, o H175 possui versão certificada para atender ao exigente mercado executivo (VIP). Em breve, a aeronave também receberá certificação para Serviços Públicos como Busca e Salvamento (SAR), Serviços Médicos Emergenciais (EMS) e missões policiais.