Helicóptero do INEM cai no Norte de Portugal – Quatro mortos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um helicóptero Augusta A109S, matrícula italiana I-EITC, operado pela empresa ‘Babcock’, ao serviço do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, caiu no concelho de Valongo, no norte de Portugal, pelas 18h30 deste sábado, dia 15 de dezembro, no norte de Portugal. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) confirmou na madrugada deste domingo, dia 16 de dezembro, que os destroços do aparelho tinham sido encontrados, bem como os corpos dos quatro ocupantes: dois pilotos e uma enfermeira de nacionalidade portuguesa, e um médico de nacionalidade espanhola.

A aeronave tinha desembarcado uma doente no Hospital de Santo António, na cidade do Porto, e estava a regressar ao heliporto de Macedo dos Cavaleiros, de onde tinha descolado durante a tarde e onde estava baseado.

O responsável pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que em conferência de imprensa confirmou a tragédia e o número de vítimas pelas 02h20 da madrugada de domingo, recusou-se a comentar o facto do início das buscas só se ter verificado cerca de duas horas depois do primeiro alerta dado por populares, que viram o helicóptero a voar bastante baixo e que sentiram um estrondo nos lados da Serra de Pias, no concelho de Valongo, logo associado à ocorrência de um provável acidente. Uma questão que será, naturalmente, esclarecida nos próximos dias.

O último contacto com o helicóptero foi registado por volta das 18h30m, na zona de Valongo. As buscas envolveram diversos meios, nomeadamente bombeiros, polícias e um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, aparelho que teve de abandonar o local, devido do intenso nevoeiro. A ANPC diz que o helicóptero foi imediatamente localizado através de um sistema de rádio. A demora esteve na dificuldade dos acessos à Serra de Pias, devido à chuva e vento que se fazia sentir. Primeiro, os socorristas encontraram as pás dos rotores e uma linha de transporte de energia de alta tensão destruída, o que faz supor que o aparelho terá colidido com o poste de suporte da linha, antes de despenhar-se . Depois encontraram os destroços do helicóptero bastante espalhados no terreno.

Ainda segundo o porta-voz da ANPC o local da queda verificou-se a cerca de 700 metros da Capela de Santa Justa, na aldeia de Couce, concelho de Valongo, no norte de Portugal.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...