O grupo português de aviação comercial Hi Fly configurou a Classe Económica do seu Airbus A380 para transporte de carga, retirando todos os assentos da cabina. A nova configuração proporciona um espaço complementar de mais 300 metros cúbicos para um total de 60 toneladas de carga só nesse piso da aeronave.
Os aviões da duas companhias da Hi Fly, uma registada em Portugal e outra em Malta, têm sido muito solicitados para transporte de equipamentos hospitalares, bem como de produtos médicos e farmacêuticos, para diversos países, em voos com origem na China. Há duas semanas estavam três aviões de longo curso, entre eles o A380, praticamente a trabalhar em exclusivo para o Governo da Província do Quebeque, no Canadá, a transportar equipamentos de proteção hospitalar e testes para despiste do novo coronavírus da China.
Uma nota que acompanha o vídeo da nova configuração do avião A380, matrícula 9H-MIP, explica que esta nova configuração muito mais prática para assegurar o transporte dos equipamentos referidos, muitos dos quais são pouco pesados e necessitam mais de espaço, manter-se-á enquanto o mercado solicitar esse tipo de serviço e as autoridades aeronáuticas permitirem o transporte de cargas para combate à pandemia de covid-19 em aviões de passageiros.
Veja em seguida o vídeo demonstrativo que a Hi Fly colocou nesta terça-feira, dia 7 de julho, no Canal YouTube:
- Foto de abertura © Célian-Thibault_MontrealPlanes