Hi Fly adquire primeiro A321 que ficará ao serviço da Força Aérea da Bélgica

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia portuguesa Hi Fly, que se dedica ao aluguer de aeronaves comerciais, adquiriu um Airbus A321, anunciou o site de notícias de aviação ‘Skyliner Aviation’.

O avião (msn 1004), que será o primeiro deste modelo na frota da empresa, terá o registo português CS-TRJ e esteve anteriormente ao serviço da companhia turca Onur Air. Estava estacionado no Aeroporto Internacional de Dublin, desde o início de Dezembro, quando tinha sido devolvido à empresa de leasing proprietária, recebendo um novo registo irlandês a 2 de Dezembro passado.

Segundo a mesma informação, o novo avião de registo português será entregue a 14 de Fevereiro aos serviços logísticos e de transportes da Força Aérea da Bélgica, no Aeroporto Nacional de Bruxelas, onde substituirá o Airbus A330-300 CS-TMT (msn 96), também da Hi Fly, que no início desta década esteve ao serviço da companhia portuguesa Air Luxor, entretanto extinta. Desconhece-se o destino desta aeronave que foi alugada no final do ano de 2009 à Força Aérea da Bélgica numa base de duas mil horas por ano pela quantia de 12 milhões de euros/ano.

Entregue na Bélgica em Novembro de 2009, o Airbus CS-TMT sofreu uma saída de pista no dia 28 de Dezembro seguinte, tendo ficado com um trem atolado na lama. Não sofreu avarias muito graves e foi recuperado. Tem sido utilizado ao serviço do Ministério da Defesa, sobretudo no transporte de contingentes militares belgas para palcos de guerra onde integram forças internacionais e da NATO, nomeadamente no Afeganistão. A configuração para transporte militar deste A330-300 é de 278 assentos.

A Hi Fly, empresa que continua a ser gerida pela família Mirpuri, tem hoje diversos aviões de registo português ao serviço de companhias e organizações internacionais, em vários países. O contrato maior deve ser actualmente com a companhia nigeriana Arik Air, com sede no Aeroporto Internacional de Lagos, onde tem dois aviões Airbus 340-500 (msn 910 e msn 912), antes com registos portugueses, mas que desde o ano passado, e por imposição das autoridades nigerianas, passaram a estar registados na Nigéria. Face à invasão de aeronaves com registos estrangeiros nas suas companhias as autoridades nigerianas fizeram publicar legislação que obriga os aviões com contratos acima de seis meses a serem matriculados no registo nacional do país.

Um outro avião A340-600 da Hi Fly Malta, companhia subsidiária da Hi Fly Portugal, tem estado baseado desde Dezembro passado no Aeroporto Internacional de Lisboa de onde tem feito alguns voos extraordinários para Luanda ao serviço da TAAG – Linhas Aéreas de Angola.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...